Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 29 de junho de 2010

Nutrição na Bíblia





Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31, NVI).


Prévia da semana: Frutas, cereais, nozes e verduras, preparados de maneira saudável e consumidos em porções moderadas podem fazer muito para evitar as doenças e promover saúde e felicidade.



Domingo, 13 de junho           Parta para a saúde!

Já estamos quase na metade do ano, como vão indo aquelas resoluções tomadas no início do ano novo? Você sabe, aquelas sobre se alimentar melhor (menos comidas não saudáveis, mais frutas e verduras), fazer mais exercício (e menos videogames), e se cuidar?

É impressionante como muitas pessoas tomam essas resoluções no primeiro dia de janeiro – e depois as abandonam, digamos, lá para 3 de janeiro, se não antes. Mas a necessidade de adotar um estilo de vida saudável não é só uma boa ideia – é parte do que Deus deseja que façamos.

Certa vez ouvi alguém dizer: “As crianças não vêm com manual de instruções.” Bem, isso não é verdade. A Bíblia tem muita coisa a dizer sobre a criação de filhos, e também sobre como devemos nos alimentar – tanto quando crianças como depois de adultos. Na verdade, Deus nos ama tanto que nos deu instruções específicas sobre os alimentos que devemos ingerir, começando com o primeiro capítulo da Bíblia, Gênesis 1:29: “
Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês” (NVI).

As instruções de Deus sobre alimentação não são só para tornar o relato mais interessante. Aquele que nos criou Se importa conosco, e Se importa tanto que deseja que sejamos saudáveis; e nossa saúde é em grande parte determinada pelo que comemos. É só você perguntar aos atletas de sucesso. Antes de uma competição importante, eles fazem questão de comer os alimentos certos que suprirão a energia necessária. Também se preocupam em não ingerir alimentos que prejudicarão seu desempenho.

A ênfase da Bíblia sobre a nutrição adequada tem todo tipo de implicações, como vemos em 1 Coríntios 10:31. Nas palavras “
façam tudo para a glória de Deus” está implícito o fato de que Ele está nos observando. Assim como as criancinhas desejam agradar os pais, Deus Se deleita no fato de Seus filhos procurarem agradá-Lo. Mas será que isso também não sugere que outros estão observando? Jesus disse que quando fazemos o bem, estamos glorificando a Deus (Mt 5:16). E ter um estilo de vida saudável não é parte disso? Nesta semana, aprenderemos essas e outras coisas.

1-- De que era composta a alimentação original? Gn 1:26-30. Que lição se pode observar do fato de que tanto a humanidade quanto os animais tinham uma alimentação semelhante?

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30  E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Gên 1:26-30

Deus plantou um jardim cheio de frutas e nozes para a nutrição de nossos primeiros pais. Só podemos especular sobre as diferenças entre esse pomar e o que está disponível a nós hoje, e imaginamos que havia ampla variedade de delícias coloridas e saborosas, grande variedade de frutas e nozes na diversificada abundância fornecida por Deus. A pesquisa científica confirma que uma alimentação vegetariana é mais saudável que a dieta com base na carne cheia de gordura saturada.

Mark A. Kellner | Colúmbia, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário