Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vivendo bem a despeito dos desafios




Quando acreditamos que somos controlados pelas situações, e quando nos queixamos e reclamamos, não só nos expomos à derrota, mas enfraquecemos nossa resolução de ser felizes. Os que por um instante são otimistas não só ganham coragem para praticar o otimismo na vez seguinte em que houver um problema, mas também estão desenvolvendo coração e mente para enfrentar futuros desafios. Como desenvolvemos o otimismo?

Precisamos dar o passo da fé. Muitos de nós somos deprimidos porque nunca tentamos. Recusamo-nos a andar pela fé. Foi só quando Pedro pisou na água que soube que podia andar nela. A menos que demos o primeiro passo, não podemos ir a lugar algum.

Confiemos em Deus. Confiar nEle não significa deixar de prestar atenção à razão e às circunstâncias. Significa que, apesar das circunstâncias, acreditamos que temos fé que as promessas de Deus serão cumpridas em nossa vida. Noé confiou em Deus, apesar de nunca ter chovido antes. Abraão confiou em Deus, embora Deus não lhe tenha dito para onde ele estava indo.

Oremos mais. Muitos de nós não somos otimistas porque não passamos muito tempo em oração. Os que lutam com seus fardos e se recusam a entregá-los ao Senhor, levam-nos sozinhos. Entreguemos nossas preocupações e ansiedades ao Senhor em oração, e as deixemos com Ele.

Vivamos de maneira saudável. Pesquisas têm mostrado que o exercício e a ingestão de alimentos saudáveis podem nos ajudar a ser felizes. O exercício leva oxigênio a todas as partes do corpo. Isso nos mantém alertas e fortes. Os bons alimentos nos ajudam a lutar contra resfriados, gripes, cânceres e outros problemas de saúde. Quando nos sentimos bem porque cuidamos do corpo, é mais fácil ser otimistas sobre os desafios da vida.

As pessoas que temem as circunstâncias da vida bloqueiam a obra de Deus em seu viver e, portanto, não podem experimentar plenitude de vida. Contudo, pessoas otimistas atravessam a vida com coragem e esperança. Sua vida produz muito fruto.

A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Provérbios 17:22.

Sim, existem benefícios físicos no riso e no pensamento em coisas alegres. O riso exercita os pulmões e estimula o sistema circulatório. Como resultado, uma taxa maior de oxigênio entra no sangue. O riso age como relaxante e, em longo prazo, pode ser associado à suave diminuição da pressão sanguínea. O riso aumenta a produção das endorfinas, que acalmam e relaxam a mente, aliviam a dor, elevam o humor e aumentam a atividade do sistema imunológico.   

6. Como podemos pôr em prática a promessa de Isaías 26:1-4?  Naquele dia, o povo cantará este hino: A nossa cidade é forte! Deus nos protege com altas muralhas. Abram os portões da cidade e deixem entrar o povo que é fiel a Deus e que faz o que é direito. Tu, ó SENHOR, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. Confiem sempre no SENHOR, pois ele é o nosso eterno abrigo.

7. Que esperança é apresentada no Salmo 27?


1 O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.
2  Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem.
3  Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.
4  A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.
5  Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.
6  Assim vencerei os inimigos que me cercam. Com gritos de alegria, oferecerei sacrifícios no seu Templo; eu cantarei e louvarei a Deus, o SENHOR.
7 Ó SENHOR, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão de mim e responde-me.
8  Tu disseste: “Venha me adorar.” Eu respondo: “Eu irei te adorar, ó SENHOR Deus.”
9  Não te escondas de mim. Não fiques irado comigo; não rejeites este teu servo. Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda; não me deixes, não me abandones.
10  Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim.
11  Ó SENHOR Deus, ensina-me a fazer a tua vontade e guia-me por um caminho seguro, pois os meus inimigos são muitos.
12  Não me entregues nas mãos desses inimigos, que dizem mentiras contra mim e me ameaçam com violência.
13  Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade.
14  Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR.

Como podemos aplicar essas palavras a nós mesmos?

Jackson Watembo | Ronkai, Quênia







Nenhum comentário:

Postar um comentário