Quando acreditamos que somos controlados pelas situações, e quando nos queixamos e reclamamos, não só nos expomos à derrota, mas enfraquecemos nossa resolução de ser felizes. Os que por um instante são otimistas não só ganham coragem para praticar o otimismo na vez seguinte em que houver um problema, mas também estão desenvolvendo coração e mente para enfrentar futuros desafios. Como desenvolvemos o otimismo?
Precisamos dar o passo da fé. Muitos de nós somos deprimidos porque nunca tentamos. Recusamo-nos a andar pela fé. Foi só quando Pedro pisou na água que soube que podia andar nela. A menos que demos o primeiro passo, não podemos ir a lugar algum.
Confiemos
Oremos mais. Muitos de nós não somos otimistas porque não passamos muito tempo
Vivamos de maneira saudável. Pesquisas têm mostrado que o exercício e a ingestão de alimentos saudáveis podem nos ajudar a ser felizes. O exercício leva oxigênio a todas as partes do corpo. Isso nos mantém alertas e fortes. Os bons alimentos nos ajudam a lutar contra resfriados, gripes, cânceres e outros problemas de saúde. Quando nos sentimos bem porque cuidamos do corpo, é mais fácil ser otimistas sobre os desafios da vida.
As pessoas que temem as circunstâncias da vida bloqueiam a obra de Deus em seu viver e, portanto, não podem experimentar plenitude de vida. Contudo, pessoas otimistas atravessam a vida com coragem e esperança. Sua vida produz muito fruto.
A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. Provérbios 17:22.
Sim, existem benefícios físicos no riso e no pensamento em coisas alegres. O riso exercita os pulmões e estimula o sistema circulatório. Como resultado, uma taxa maior de oxigênio entra no sangue. O riso age como relaxante e, em longo prazo, pode ser associado à suave diminuição da pressão sanguínea. O riso aumenta a produção das endorfinas, que acalmam e relaxam a mente, aliviam a dor, elevam o humor e aumentam a atividade do sistema imunológico.
6. Como podemos pôr em prática a promessa de Isaías 26:1-4? Naquele dia, o povo cantará este hino: A nossa cidade é forte! Deus nos protege com altas muralhas. Abram os portões da cidade e deixem entrar o povo que é fiel a Deus e que faz o que é direito. Tu, ó SENHOR, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. Confiem sempre no SENHOR, pois ele é o nosso eterno abrigo.
7. Que esperança é apresentada no Salmo 27? 1 O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.
2 Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem.
3 Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.
4 A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.
5 Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.
6 Assim vencerei os inimigos que me cercam. Com gritos de alegria, oferecerei sacrifícios no seu Templo; eu cantarei e louvarei a Deus, o SENHOR.
7 Ó SENHOR, ouve-me quando eu te chamar! Tem compaixão de mim e responde-me.
8 Tu disseste: “Venha me adorar.” Eu respondo: “Eu irei te adorar, ó SENHOR Deus.”
9 Não te escondas de mim. Não fiques irado comigo; não rejeites este teu servo. Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda; não me deixes, não me abandones.
10 Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim.
11 Ó SENHOR Deus, ensina-me a fazer a tua vontade e guia-me por um caminho seguro, pois os meus inimigos são muitos.
12 Não me entregues nas mãos desses inimigos, que dizem mentiras contra mim e me ameaçam com violência.
13 Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade.
14 Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR.
Como podemos aplicar essas palavras a nós mesmos?
Jackson Watembo | Ronkai, Quênia
Nenhum comentário:
Postar um comentário