Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vivendo vidas produtivas




A terceira carta de João começa com uma identificação de seu autor e da pessoa para quem é escrita, vindo a seguir uma ação de graças e um desejo pelo bem-estar do recipiente. João se dirige a Gaio como “amado”, que vem da palavra gregaagapetos. O amor não é simplesmente afeição ou afeto, mas o elo dado por Deus que une os cristãos. E a declaração de João de que ele ama Gaio “na verdade” (NVI) aponta para o cordão de duas dobras que os une: essa união ocorre não apenas pelo amor, mas também pela verdade que eles partilham.

O desejo por boa saúde é comum nas cartas antigas. Especificamente, João deseja que Gaio
“tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (verso 2, NVI). A palavra traduzida “alma” (psyche) se refere a todo aspecto da personalidade. No evangelho de João é dito que Jesus daria sua psyche, o que significa mais do que dar a “alma” (ver João 10:15, 17, 18). A certeza de João de que Gaio “vai bem”, portanto, não aponta meramente ao fato de que sua alma esteja salva. Ao contrário, se refere tanto à saúde espiritual quanto moral devido à aceitação de Jesus e obediência aos Seus mandamentos.

Quando consideramos um dever louvar a Deus e ser otimistas sobre nosso futuro como cristãos, apesar das condições do mundo ao nosso redor, nossa saúde física também é beneficiada. Muitos estudos com base em pesquisas estão demonstrando isso. Um desses estudos foi feito na Carnegie Mellon University. O Dr. Sheldon Cohen e seus colegas estudaram 193 homens e mulheres sadios entre as idades de 21 e 55 anos. Os resultados mostraram que os participantes
“com mais pontos no item de estilo de vida emocional positivo tinham maior probabilidade de resistir a resfriados e gripes, de acordo com o estudo”.1 O pesquisador escreveu que esses “resultados indicam que emoções positivas desempenham um papel maior e mais importante no risco de doenças e queixas de saúde do que se acreditava anteriormente”.2

1. WebMD. “Happiness Good for Health.” Mirand Hitti (acessado em 10 de fevereiro de 2009 emhttp://www.webmd.com/news/20061110/happiness-good-for-health).
2. Ibidem.

5. Que certeza deve guiar a vida do cristão? 

Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. 2Co 12:9, 10.


Como podemos aplicar esse princípio à nossa vida, especialmente em tempos de angústia?

Em 1964, Norman Cousins, editor de uma revista popular nos Estados Unidos, foi acometido por uma doença que lhe causava muita dor. Ele tinha dificuldades para mover os dedos, os outros membros e até mesmo a mandíbula. Os médicos lhe prescreveram todos os tipos de medicamentos para a dor, como aspirina, codeína e outras drogas. Certo dia, ele começou a assistir a alguns filmes engraçados que passavam na TV. Na cama, ele ria e ria das palhaçadas. Quase imediatamente, ele notou uma mudança. Quanto mais ria, melhor se sentia. Logo ele começou a melhorar e voltou ao emprego. Em seguida, o homem que achava difícil até se virar na cama estava jogando tênis, golfe, montando a cavalo e tocando piano! Embora ninguém esteja dizendo que o riso seja a solução para todos os problemas médicos, não há dúvida de que uma atitude otimista pode ter impacto positivo sobre a saúde.

Sarah Kwamboka Monyoncho | Nairóbi, Quênia             







Nenhum comentário:

Postar um comentário