Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Otimismo: felicidade e cura




“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Tua fidelidade!” (Lm 3:21-23).

Prévia da semana: Quando deixamos de pensar em nossos problemas e buscamos o sol da Palavra de Deus, que traz esperança e vida, nossa mente e nosso corpo são iluminados e revitalizados com a atmosfera do Céu.

Leitura adicional: A Ciência do Bom Viver, p. 241-260
  
                           Olhando para a frente com esperança

Em face da virada econômica que está desafiando o mundo hoje, das guerras, da escassez de alimentos e das constantes mudanças com as quais temos que lutar diariamente, todos enfrentamos situações desanimadoras que às vezes fazem a vida parecer mais do que podemos suportar. Muitas pessoas estão caindo vítimas de depressão por causa de sua situação social e econômica, enquanto outras ficam esgotadas e fisicamente doentes como resultado de dificuldades pessoais e estresse.

À medida que a depressão aumenta, as defesas do corpo enfraquecem. Mas podemos ser gratos porque a Palavra de Deus, a Bíblia, está cheia de mensagens de esperança – mensagens que, quando contempladas e vividas, podem inspirar e tornar forte o cansado. Essas mensagens também podem restaurar a saúde física a corpos que ficaram doentes por preocupação ou tristeza. Davi muito provavelmente escreveu o Salmo 27:1 e 14 quando estava fugindo de seu filho rebelde Absalão (ver Ellen G. White, Educação, p. 165). Esses textos podem nos inspirar hoje a continuar em frente quando as coisas ficam difíceis. A respeito desses versos, lemos: “
O medo é como uma sombra escura que nos envolve e em última análise nos aprisiona dentro de nós mesmos. Cada um de nós já foi prisioneiro do medo num momento ou outro – medo da rejeição, de um mal-entendido, da incerteza, da doença e até da morte. Mas podemos vencer o medo usando a brilhante luz libertadora do Senhor que traz salvação.”1 “O salmo termina com uma repetição da admoestação: ‘Espere no Senhor’, como se o salmista quisesse fixar profundamente em nossa mente a ideia de que em todas as ocasiões de dúvida e perigo, em vez de nos desesperarmos, devemos ir em frente ‘na força do Senhor Deus’ (ler Sl 71:16 Sinto-me na força do SENHOR Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente).”2

A Palavra de Deus, o sacrifício de Seu único Filho, Seu amor e fidelidade demonstrados ao longo de nossa vida, e Sua presença diária em nossa vida devem inspirar-nos regularmente a esperar um futuro melhor, tanto nesta vida quanto na eternidade. Deus tem as respostas que precisamos, e nos concedeu acesso a elas na Bíblia. Nesta semana, exploraremos a ligação singular entre o otimismo, o bem-estar e a cura do corpo e da mente.

1. Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991), p. 929.
2. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 3, p. 697.

Pessoas depressivas sofrem de fadiga, senso de inutilidade e desesperança e perda de energia. O sono é inquieto e, frequentemente, a pessoa sofre também de vários sintomas físicos, problemas digestivos, dores de cabeça e lombares, entre outros. Se a depressão não for reconhecida e tratada, pode até levar ao suicídio.

1. A seguir estão exemplos bíblicos de grandes personagens que sofreram sintomas de depressão. Quem eram eles, e quais eram seus sintomas? Salmo 42; 1Rs 19:2-18

Opuge Ephraim Obuolloh | Kisii, Quênia




Nenhum comentário:

Postar um comentário