Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 27 de junho de 2010

Por que a boa nutrição é importante?




Se você fosse fazer essa pergunta do título para qualquer treinador físico ou nutricionista, provavelmente iria obter uma resposta entusiástica que talvez lhe tomasse mais tempo do que você disporia para ouvir. Se você fosse fazer essa pergunta para um cristão, creio que a resposta seria semelhante, mas ligeiramente menos entusiástica. Contudo, os cristãos também deviam ter paixão pelo assunto da boa nutrição.

A frase “Se entra lixo sai lixo” descreve o nível de atuação que seu corpo atinge com base naquilo com que ele é abastecido. Ingerir uma alimentação rica em doces, carboidratos simples, gorduras e refrigerantes vai lhe dar uma máquina funcionando vazia, e incapaz de ter uma atuação como Deus pretendia que tivesse. Contudo, abasteça esse mesmo corpo com proteínas magras, cereais, frutas, castanhas e verduras e veja o que acontece!

Deus não criou nosso corpo para falhar. Criou o tipo certo de combustível para ajudá-lo a funcionar com vitalidade. A nutrição é importante para pessoas que desejam ser saudáveis. E a nutrição devia importar para cristãos que desejam ser saudáveis. Mas talvez nem sempre ajamos dessa forma – e isso é um problema.

Se olharmos para nosso corpo como uma máquina finamente ajustada, o que acontecerá se colocarmos o tipo errado de combustível no tanque? É precisamente por isso que a nutrição adequada é importante para a qualidade de vida pela qual lutamos. “Você tem valor infinito. Deus chama seu corpo de ‘templo’ dEle. Ele deseja o melhor para você.”1

Para ser cristãos eficientes, temos que estar nas melhores condições de funcionamento. Viver a vida abundantemente é nosso chamado, e comer de maneira saudável nos ajuda a cumprir esse chamado. “Fazendo algumas mudanças em sua dieta e estilo de vida, você pode viver num plano mais elevado em harmonia com as leis de seu ser. Com esse começo, não dá para dizer aonde uma vida mais abundante vai levar você!”2

Assim como é importante ter um relacionamento de qualidade com Deus, é importante cuidarmos do corpo que Ele nos deu. Na próxima refeição, tenha isso em mente.

1. Tim Crosby, “Why Going Meatless Makes Sense”, How to Go Meatless for Life. Edição especial de Vibrant Life, p. 10.
2. Ibidem.

1. Prepare uma refeição de três pratos, ou até mesmo de um prato, feita inteiramente de alimentos crus – frutas, verduras, castanhas (se você não for alérgico a elas), etc.

2. Comece a cultivar uma horta.

3. Institua um “Dia da Boa Alimentação” para você ou sua família. Isso poderia significar nada de produtos animais, salgadinhos, etc., e pode durar uma semana, um mês, ou mais (quanto mais melhor!).

4. Comece uma coleção de receitas saudáveis.

Wilona Karimabadi | Ellicott City, EUA




Um comentário:

  1. Gostei muito do post! Muito bem argumentado!
    E acredito no assunto tratado e defendido!

    ResponderExcluir