Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como posso pecar contra Deus?



“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito” (Tt 2:7, 8).


Prévia da semana: As leis de Deus que regulam as práticas saudáveis de estilo de vida foram designadas para proteger a pureza sexual e mental. A sujeição a essas leis ajuda a condicionar o corpo e a mente para um pensamento claro e comunhão com Deus.


Leitura adicional: Santificação, p. 19-26; Educação, p. 51-72



                                     Como posso pecar contra Deus?


Cresci num ambiente onde a trapaça era parte da vida. Quanto mais você trapacear, mais inteligente é. O que aprendi da trapaça, contudo, é que mais cedo ou mais tarde tudo acaba sendo descoberto e as pessoas vão saber quem você realmente é. Algumas pessoas acham que nunca serão pegas, mas sempre são pegas.


Lembro-me de uma técnica em farmácia no meu país que era aluna de uma universidade particular. Ela sempre parecia ter dinheiro para tudo que desejava. Um dia, sua colega de trabalho lhe perguntou de onde vinha todo o seu dinheiro. Essa colega achou que ela estava roubando dinheiro da companhia. A técnica disse que sua mãe lhe dava o dinheiro, mas a colega não acreditou nela. Certo dia, a colega observou que a técnica havia vendido um remédio, mas não registrara a venda. Em vez disso, colocou o dinheiro no bolso. Ela acabou sendo despedida. Justificou seus atos dizendo que podiam lhe pagar um salário maior. “Eu estava ajustando as contas”, disse.


A força de vontade, a moralidade e a espiritualidade estão centralizadas no lobo frontal do cérebro.* Assim, um cérebro saudável nos ajudará a ter um melhor relacionamento com Deus. Precisamos ter cuidado com o estilo de vida que levamos, porque nosso estilo de vida afeta o lobo frontal. Muitas coisas afetam a atividade do lobo frontal, entre elas a dieta, o exercício, a televisão, os jogos de computador, o tipo de livros que lemos e de filmes que vemos, e a música que escolhemos.


Se você está lutando com a questão da integridade – viver à altura do que crê –, então pense em se alimentar de maneira mais saudável. Lembre-se de que você é o que come! Estude o exemplo do profeta Daniel, que decidiu ser fiel a Deus e não comer a comida oferecida pelo rei. Como resultado, verificou-se que ele era dez vezes mais sábio que os que comiam da comida real (Dn 1:15-20). Também pense em José, que considerou a integridade crucial para seu relacionamento com Deus, a despeito de todas as suas circunstâncias.


No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. (Dan. 1:15-20)


Nesta semana, ao estudar sobre a integridade e a relação dela para com a saúde, a santidade e a inteireza, que você seja inspirado a nutrir tanto seu corpo como sua alma.


* Dr. Neil Nedley. Renewing the Mind: The Frontal Lobe. http://neilnedleymd.revivevideo.com/index.htm#msg04 (acessado em 9 de março de 2009).


Mãos à Bíblia
1. Quais foram as três avenidas de tentação pelas quais Satanás se aproximou de Jesus? 


A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. (Mat. 4:1-11)


Satanás trabalha pelo apetite, pela presunção e orgulho, e pelo desejo de coisas mundanas, em cada avenida que possa utilizar a fim de nos levar a pecar, a violar a integridade e nos afastar de Jesus. Precisamos não só estar cientes de suas armadilhas, mas também saber como nos valer das promessas de Deus a fim de não sermos seduzidos a fazer o que sabemos ser errado.


Andres Saenz | Alamosa, EUA







Nenhum comentário:

Postar um comentário