Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O que sua comida está dizendo?




Levítico 11 dá a perspectiva de Deus sobre a nutrição. Os filhos de Israel deviam andar, falar e comer como Deus desejava que Seu povo santo o fizesse. A dieta egípcia, na qual haviam vivido por quase 400 anos, incluía muitos dos alimentos que eram permitidos aos filhos de Israel. Muitos egiptólogos têm concluído que a classe mais alta se alimentava principalmente de carne, enquanto que a classe mais pobre consumia mais frutas e verduras que cresciam no rico solo ao redor do Nilo.

Números 11:4-34 revela quão seriamente Deus considerava a ligação entre o alimento e a espiritualidade.
“Deus deu ao povo aquilo que não era para seu máximo bem, porque persistiram em desejá-lo... foram entregues ao sofrimento das consequências. ... ‘E feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande’” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 382).

Se a comida era limpa, por que Deus os feriu com uma praga? Talvez tenha sido porque eles cobiçaram tanto a carne que perderam Deus de vista. Será que uma quantidade demasiada de algo bom pode ser algo mau? Deus certamente parece pensar que sim.

Quando os filhos de Israel finalmente chegaram à Terra Prometida, os historiadores dizem que sua dieta consistia principalmente de frutas e verduras, porque ganhavam a vida com seus rebanhos. Quando eventualmente matavam seus animais, geralmente era para propósitos sacrificais ou ocasiões especiais.

Na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, o rigoroso racionamento de comida significou que as pessoas comeram menos gordura e menos ovos, carne e açúcar. Estudos hoje sugerem que esse tipo de dieta reduz o risco de contrair câncer, doenças do coração e outras doenças degenerativas.* Certamente, sabemos quão disseminado está o câncer na sociedade e mesmo o quanto está aumentando em nossa igreja.

Êxodo 15:26 nos dá um maravilhoso exemplo de como Deus derrama bênçãos sobre Seu povo, tanto naquela época como hoje, quando ele observa Suas leis de saúde. O Criador nos mostrou os alimentos que são para nosso maior bem, porque nos ama. Os benefícios de se comer de acordo com Seu plano nutricional são não só físicos como espirituais. Neste tempo final Ele está nos chamando para sermos Daniéis dos últimos dias. Você responderá ao chamado do Mestre?

Mãos à Bíblia

2. Que mudança sobreveio à alimentação humana por causa do Dilúvio? Por que aconteceu isso? Como essa mudança reflete uma desarmonia muito maior provocada pelo pecado?

Só depois do Dilúvio, com a destruição da vegetação, Deus deu permissão à humanidade para comer a carne dos animais. Que mudança no relacionamento entre o homem e os animais! Hoje, estamos tão acostumados a isso que certamente não percebemos a incrível mudança que deve ter sido.

3. Que distinção entre os animais já estava presente desde antes do Dilúvio? Gn 7:1, 2; 8:20. Como esses versos refutam a ideia de que a distinção entre as carnes limpas e imundas começou com a nação judaica?


Seth Allen | Bracknell, Inglaterra





Nenhum comentário:

Postar um comentário