Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Judeu e gentio




Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.” (Jo 1:17).

Prévia da semana: Como na igreja cristã do primeiro século, ainda existe a tendência a destacar o que fazemos, em lugar de depender completamente do sacrifício reconciliador de Cristo e Sua promessa de viver em nós.

Leitura adicional: Romanos 2                      

                                                    Amor redentor

Uma das mais frequentes reclamações sobre os adventistas do sétimo dia é que parecemos ser rígidos demais em obedecer à lei de Deus. Parece que às vezes os membros da igreja dão a impressão de estar mais focados na obediência do que em ter um relacionamento com seu Salvador. João, contudo, nos ajuda a colocar a obediência e o amor a Cristo na correta relação: “Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são pesados” (1Jo 5:3). Obedecemos, não para ser salvos, mas porque já fomos salvos em Cristo. Obedecemos a Deus porque O amamos e porque o Espírito nos dá o poder para isso. E quando amamos a Deus, percebemos que Seus mandamentos são razoáveis e para o nosso próprio bem.

Os mandamentos de Deus se aplicam a todas as culturas e a todas as facetas da vida. São relativamente poucos, e segui-los verdadeiramente nos ajuda a ter uma vida melhor e um bom relacionamento com Ele.

Lembro-me, durante meus anos como desbravadora, de que para cada atividade eram impostas regras – especialmente para as trilhas. Porém, para alguns, essas regras eram “chatas”. Eles achavam que, se fizessem o que queriam, as coisas seriam mais fáceis. Então, destruíam os sinais das trilhas e seguiam atalhos que tinham certeza que os tornaria vencedores, mas, para a surpresa deles, chegavam em último lugar, porque não sabiam dos perigos que havia nos atalhos. Depois disso, nosso guia nos falava sobre o caminho para o Céu e sobre como a lei de Deus nos ajuda a seguir o caminho que nos mantêm a salvo.

Leia Êxodo 20:1, 2. Você notou que Deus redimiu Israel da escravidão e depois lhes deu Sua lei? “
Da mesma forma, através do evangelho, Cristo nos liberta do cativeiro do pecado (João 8:34-36; 2 Pedro 2:19), a fim de que possamos guardar Sua lei. ...”*

34  Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35  O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
(João 8:34-36)

prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. 2Pedro 2:19

Nesta semana aprenderemos mais sobre o papel dos Dez Mandamentos e sobre a função que outros regulamentos do Antigo Testamento devem desempenhar em nossa vida.

* The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 602.

Mãos à Bíblia

1. Qual é a mensagem principal de Hebreus 8:6?

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Como devemos entender quais são essas “promessas superiores”?

Jesus foi enviado por Deus para ser o Salvador. Os homens não podiam ignorá-Lo e esperar ser salvos. Unicamente mediante a expiação que Ele proveu eles poderiam ter o perdão de seus pecados.

2. O que o Novo Testamento diz sobre a lei moral? 

Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.  Mt 19:17;

Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Ap 12:17,

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.  Ap 14:12;

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.  Tg 2:10, 11


 As leis cerimoniais e rituais estavam relacionadas com a Antiga Aliança e apontavam a Jesus Sua morte e ministério como sumo sacerdote. Quando Jesus morreu, elas perderam a validade.

Stephanie Loriezo  Bacolod, Filipinas



Um comentário:

  1. Parabéns por essa sabedoria que o Senhor lhes deu. Que Ele continue te abençoando e iluminando o seu caminho.
    ótimo blog. Fica com Deus, beijos

    ResponderExcluir