Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Criando relacionamentos saudáveis




No princípio, Deus criou as pessoas para se amarem umas às outras. Contudo, quando o pecado entrou em Seu mundo perfeito como resultado da desobediência, os relacionamentos humanos começaram a sofrer. Como podemos ter relacionamentos mais saudáveis agora? A seguir estão sete maneiras:

1. Viva os dez mandamentos. 

1 Então, falou Deus todas estas palavras:
Eu sou o SENHOR, teu Deus, .....

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13  Não matarás.
14  Não adulterarás.
15  Não furtarás.
16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17  Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.  Êxodo 20:1-17

Os primeiros quatro mandamentos dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus. Os outros se referem ao nosso relacionamento com o próximo. Viver de acordo com todos esses mandamentos nos ajudará a ter relacionamentos mais saudáveis.

2. Estude a Palavra de Deus e ore
. 
Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Salmo 119:15-16.
Passar tempo de qualidade com Deus fortalece e renova a mente e o espírito, e nos dá uma ideia de como devemos nos tratar uns aos outros. Ao estudarmos e orarmos, somos transformados à Sua semelhança, que é descrita pelos frutos do Espírito. Leia Gálatas 5:22 e 23. Cada um desses frutos ajuda no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.

3. Admita suas faltas diante de Deus e se arrependa. 

O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28:13.

Admitir nossas faltas e nos arrepender nos ajuda a compreender que não somos perfeitos. Essa compreensão pode nos ajudar a ter mais simpatia para com os outros quando eles fizerem algo que nos magoa.

4. Pratique as leis de Deus para a saúde física. 

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. 3 João 2.

Quando nos sentimos bem fisicamente é mais fácil nos darmos bem com os outros.

5. Fale menos e ouça mais. O filósofo grego Epicteto escreveu: “
A natureza nos deu uma língua e dois ouvidos para que pudéssemos ouvir duas vezes mais do que falamos.”

6. Evite fofocas.

 Leia o que Provérbios tem a dizer sobre esse fator que mata os relacionamentos:

O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.  Pv 11:13
O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente.  Pv 16:27;
Os mexericos são tão deliciosos! Como gostamos de saboreá-los! Pv 18:8;
A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece.  Pv 19:9
Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba.  Pv 26:20.

7. Seja perdoador.
 Leia o conselho bíblico sobre esse assunto em

39  Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.
40  Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa.
41  Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros.
42  Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
43 —Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”
44  Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
45  para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.  (Mateus 5:39-45)
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete  (Mat 18:21-22)
Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.  (Efésios 4:32)

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; Colossenses 3:13.

É difícil ter um bom relacionamento com alguém que não conseguimos perdoar. Guardar rancor também pode nos tornar fisicamente doentes.

Nossas emoções estão ligadas à saúde física. Há uma notável diferença em alguém que se sente amado. Muitas vezes ouvimos histórias de como as pessoas que estão doentes são reanimadas apenas por ouvir a voz de um ente querido. Ao andarmos por essa trilha cristã, precisamos de familiares e amigos da mesma fé para nos reanimar quando caímos e para nos manter firmados no amor de Deus e em Seu poder curativo.

Jesus viveu neste mundo para servir. Desde os primeiros dias de Seu ministério até o fim, Ele estava a serviço da humanidade. De fato, de acordo com a Bíblia, ainda hoje, Ele está nos servindo (Hb 2:17-18  - Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados).

6. Cada um de nós foi criado com dons espirituais específicos para o serviço. Quais são os vários dons e serviços espirituais contidos nos versos a seguir?

a.   Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria. Rm 12:4-8
b.  Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida. Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. 1Co 12:1-5
c. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.”  O que quer dizer “ele subiu”? Quer dizer que ele também desceu até os lugares mais baixos da terra, isto é, até o mundo dos mortos. Assim, quem desceu é o mesmo que subiu, acima e além dos céus, para encher todo o Universo com a sua presença. Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Ef 4:8-13


Stacy-Ann Reeves | George Town, Ilhas Cayman





Nenhum comentário:

Postar um comentário