Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 3 de julho de 2010

De graça...






Algumas denominações cristãs advogam que, para ir para o Céu, as pessoas precisam fazer penitência por seus pecados. Da mesma forma, os judeus do tempo de Jesus acreditavam que a observância de seus costumes e da lei poderia conquistar o Céu para eles. Essa concepção errônea os impedia de ver a lei como uma lei de amor que serve apenas para revelar a condição moral do homem, e não salvá-lo. A lei é como um espelho que nos ajuda a ver como estamos diante de Deus. Quando vemos na lei que somos pecadores, sentimos a necessidade de um Salvador. Somente Cristo pode nos perdoar e libertar do pecado.

Em Romanos, Paulo dá a todos um quadro claro do que significa ser salvo. Ele declara que é impossível apagarmos nossos pecados guardando a lei

Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não-judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. (Rm 3:9-12);
Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo.  Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.  (Rom 3:27-28).
Somente a justiça de Cristo pode nos libertar da condenação e do poder do pecado

21  Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte:
22  Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.
23  Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
24  Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.
25  (25-26) Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus (Rm 3:21-26).

É importante que nos entreguemos à direção de Deus cada dia. A salvação só pode ser obtida através da fé no sacrifício de Cristo por nós.

As leis e os costumes sociais também impediram muitos judeus de receberem a Cristo como Salvador, pois acreditavam que, como nação escolhida, eram os únicos que tinham direito à salvação. Consequentemente, olhavam com desprezo para todas as outras pessoas. Nós também podemos ser desviados dessa forma.

Devemos aceitar a todos os que vêm à igreja procurando algo mais profundo. Devemos mostrar-lhes o verdadeiro amor e perdão que Deus concede a cada um de nós. Precisamos ter cuidado para não julgá-los por sua aparência, formação ou passado. Devemos nos lembrar de que a salvação é de graça para todos os que aceitarem a Cristo.

1. Organize um sopão para os sem-teto. Peça ao Espírito Santo que o ajude a iniciar uma conversa em que você possa partilhar seu amor por Jesus com alguém ali.

2. Observe em um jornal impresso ou da internet a que tipo de pauta o editor dá mais espaço. São as pautas sobre como as pessoas estão trabalhando juntas, ou sobre como as pessoas estão lutando umas com as outras? Tente encontrar uma matéria positiva sobre pessoas trabalhando juntas por uma causa.

3. Entreviste cinco pessoas, pedindo-lhes que definam a unidade. Partilhe os resultados com sua família ou sua classe da escola sabatina. Elabore sua própria definição no contexto de Romanos 15:1-7.

1 Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.
2  Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.
3  Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.
4  Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
5 Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
6  para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.   Romanos 15:1-7

Aleksandra Marek  Sydney, Austrália



Nenhum comentário:

Postar um comentário