Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 13 de julho de 2010

Paixão por pessoas




Paixão pelas pessoas

17 Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
18  os quais, havendo-me interrogado, quiseram soltar-me sob a preliminar de não haver em mim nenhum crime passível de morte.
19  Diante da oposição dos judeus, senti-me compelido a apelar para César, não tendo eu, porém, nada de que acusar minha nação.
20  Foi por isto que vos chamei para vos ver e falar; porque é pela esperança de Israel que estou preso com esta cadeia.
21  Então, eles lhe disseram: Nós não recebemos da Judéia nenhuma carta que te dissesse respeito; também não veio qualquer dos irmãos que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
22  Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada.
23 ¶ Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
24  Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos.
25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:
26  Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.
27  Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.
28  Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão.
29  Ditas estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
30 ¶ Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
31  pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo. 
(At 28:17-31;

Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; Rm 3:9; 15).

Paulo escreveu para dois grupos distintos em Roma: os cristãos judeus e gentios. Sua mensagem, contudo, é a mesma: salvação por meio da fé em Jesus Cristo.

Profundamente enraizado em sua herança judaica, antes de sua famosa conversão, Paulo havia lutado incansavelmente contra a igreja cristã primitiva (At 8:3; p:1-6). Depois que seus olhos foram abertos para o amor de Cristo, sua missão se expandiu para um conceito global, acima das distinções culturais e étnicas. Para Paulo, a paixão sem preconceitos pelas pessoas se estendia para além dos judeus e alcançava os gentios. Ao passar pelas cidades onde falava de Cristo, Paulo sempre pregava primeiramente em uma sinagoga, e depois falava aos gentios. Muitos judeus aceitaram a Cristo, muitos outros O rejeitaram.

Entretanto, o amor pelo seu próprio povo jamais deixou de existir. “
Nesta carta Paulo deu livre expressão a suas preocupações em favor dos judeus. Desde sua conversão suspirava ele por ajudar os irmãos de sua etnia a alcançar uma clara compreensão da mensagem do evangelho. ‘O bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel’, declarou, ‘é para sua salvação’ (Rm 10:1; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 374).

Amor infinito

Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé. Rm 1: 8;

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,
2  graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,  Ef 1 

Não importa quem você é. Cristo o ama e morreu por você. Paulo partilhava essa simples mensagem, que também levou a Roma – salvação somente através de Jesus Cristo. Por toda parte em que ele pregava, pessoas eram atraídas a ele por causa do Salvador. “Através dos séculos a grande verdade da justificação pela fé tem permanecido como poderoso farol a guiar os pecadores arrependidos ao caminho da vida” (Ibid, p. 373).

Uma das características de Paulo era seu coração de ensinador. Não importa com quem estivesse, desejava ensinar sobre Jesus Cristo. Ele desejava tanto isso, que falava durante horas e às vezes prosseguia pela noite a dentro só para falar sobre a grande mensagem do amor infinito de Deus por nós.

A carta aos Romanos é repleta de referências ao Antigo Testamento. Recorrendo a suas raízes judaicas, Paulo conecta a história e a fé de seu povo à mensagem de Jesus Cristo.

Portas abertas

21  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26  tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27  Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
28  Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
29  É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
30  visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
31  Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.   Rm 3:21-31;

6  Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.
8  Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,
10  para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,
11  cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;
13  de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;
14  e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.      Fp 1).

Sendo o centro do mundo naquela época, Roma abria portas. E quando Paulo falava, as pessoas ouviam. As palavras que ele proferia sobre Jesus Cristo e a salvação oferecida através do Seu sangue tocavam corações onde quer que ele fosse. Por toda parte aonde Paulo ia, havia portas abertas pelo Espírito Santo, através dos quais ele podia ministrar aos que gostavam de ouvir sobre a graça redentora de Jesus.

Um importante aspecto de Romanos é a mensagem de Paulo de que o evangelho devia incluir os gentios. “Em sua epístola aos romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho. Ele afirmava a sua posição nas questões que estavam agitando as igrejas judaicas e gentílicas, e mostrava que as esperanças e promessas que haviam pertencido outrora aos judeus especialmente, eram agora oferecidas também aos gentios” (Ibid). A despeito de quem pudesse ler a carta – um grupo de crentes em Roma, ou você e eu no século 21 – o único desejo dele era o de que seus leitores entendessem e aceitassem a salvação que vem somente através de Jesus Cristo.

Mentoreando o futuro (Rm 16). 

Embora pudéssemos perguntar como Paulo poderia ter conhecido tantas pessoas em Roma antes de haver estado lá, sua mensagem no capítulo 16 é clara: ele é parte de uma equipe. O ministério de Paulo envolve dezenas ou até centenas de pessoas que andaram e trabalharam junto com ele, cada um ajudando na obra missionária e estendendo a mensagem de salvação.

A igreja em Roma (Rm 16:3-16) era uma extensão de sua equipe, e ele estava entusiasmado com a simples ideia de passar algum tempo com eles. Mas o conselho de Paulo foi além. Os versos 17 a 20 têm expressões que dão a ideia di carinho que ele tinha por eles como um pai para com seus filhos: “Tomem cuidado”, “afastem-se dessas pessoas”, “eu me alegro por causa de vocês”.

Ao concluir sua carta aos crentes em Roma, ele enviou saudações dos que naquele momento estavam trabalhando com ele (versos 21-24). Novamente, suas palavras são cheias de encorajamento, louvor e alegria – palavras de um verdadeiro mentor e fazedor de discípulos.

Todas as palavras e atos de Paulo estão concentrados em desenvolver discípulos de Jesus Cristo – indivíduos preparados para crescer em Jesus Cristo e promover Seu reino.

Uma carta é uma coisa; outra é a visita pessoal. Foi por isso que Paulo, embora houvesse escrito aos romanos, anunciou na carta que tinha a intenção de vê-los pessoalmente. Queria que eles soubessem que iria e por quê.

3. Que razões Paulo dá para não ter visitado Roma antes? Por que ele decidiu visitar Roma naquela ocasião? Que declaração ele fez sobre a relação entre os gentios e os judeus? 

20  esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
21  antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.
22 Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitar-vos.
23  Mas, agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões e desejando há muito visitar-vos,
24  penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que, de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado um pouco a vossa companhia.
25  Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
26  Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.
27  Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.     Rm 15:20-27

4. Paulo buscou ajuda de uma igreja estabelecida (de Roma) para evangelizar uma nova área (Espanha). O que isso nos ensina? Cada igreja ou indivíduo deve viver apenas para si?

5. Que segurança e encorajamento Romanos 1:16-17 lhe dá?
(Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.)  Rom 1:16-17

Julene Duerksen-Kapao  Palmerston North, Nova Zelândia




Nenhum comentário:

Postar um comentário