Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Óculos coloridos




Embora adoremos um só Deus, tenhamos comunhão uns com os outros e testemunhemos juntos ao mundo sob o nome de “adventistas do sétimo dia”, somos provenientes de diversas formações familiares, diversos países, culturas, denominações e até de outras religiões. Somos uma igreja composta de “judeus” e “gentios”.

Elogiamos a nós mesmos por sermos uma igreja diversificada. Contudo, essa diversidade pode causar problemas. Em meu país natal, as Filipinas, os pastores candidatos à ordenação tradicionalmente usam um terno escuro com gravata borboleta, mesmo quando o serviço de ordenação é realizado no verão quente e úmido. Enquanto que os membros da igreja nos Estados Unidos muitas vezes expressem apreciação batendo palmas, os membros da igreja no México acenam. Enquanto que abraços e beijos são uma forma de saudação entre os membros da igreja no México, tanto por parte de homens como de mulheres, os mesmos atos são inaceitáveis nas Filipinas.

É tentador vermos os adventistas de outras culturas através dos óculos coloridos por nossas próprias normas e tradições culturais, e então rotular esses membros de igreja, como mais permissivos, ou como mais conservadores que nós. Pior ainda: muitas vezes a visão através desses óculos nos faz querer forçar esses membros a se conformar à nossa maneira de ser, e nos faz até considerar certos costumes como um teste de comunhão ou um meio de salvação.

Contudo, avaliar e julgar os outros com base unicamente em nossos padrões culturais é uma atitude anticristã. Se estamos lutando entre nós mesmos por certas tradições culturais serem ou não apropriadas, pessoas vão perecer enquanto isso. Evitar atitudes santarronas em relação a outros é estar conscientes de nossos próprios óculos religiosos coloridos. Pelo estudo diligente da Palavra de Deus e por meio da oração humilde podemos receber novos óculos que nos deem uma visão mais clara da verdadeira natureza de Sua graça e salvação.

Mãos à obra
1. Faça um prato salgado, seguindo uma receita. Por que às vezes é bom seguirmos regras?

Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.  (2Co 3:2-3)

2. Calcule o número aproximado de gerações que se passaram desde o tempo em que Paulo escreveu à igreja de Roma. De que forma nossa atitude para com a salvação legalista mudou no decorrer dos séculos? De que forma permaneceu a mesma?



Nenhum comentário:

Postar um comentário