Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mensagem que transforma




Em Romanos, Paulo descreve a si mesmo como “servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (Rm 1:1). E ele era isso mesmo. Nasceu em Tarso, cidade próxima à costa do que agora é a Síria, o Líbano e Israel.1 Essa cidade era um centro de comércio com várias culturas misturadas dentro de suas fronteiras, um lugar “cujas instituições melhor e mais completamente uniam as características oriental e ocidental.”2 Nesse contexto, Paulo foi exposto a várias culturas e visões do mundo. Falava grego, aramaico e latim. Foi educado pelo fariseu e erudito judaico Gamaliel (At 22:3). Paulo era zeloso da fé judaica, e sua avidez e mente rápida lhe proporcionavam um conhecimento das Escrituras que ia além de sua idade. Assim, mesmo antes de sua conversão dramática (Atos 9), ele foi escolhido e preparado por Jesus para propagar o evangelho a pessoas de todas as profissões, culturas e classes sociais.

Após sua conversão, Paulo se tornou plenamente devotado a partilhar o evangelho com qualquer outra pessoa com quem entrasse em contato. Era enorme a dedicação que esse servo de Cristo tinha pelo cristianismo e o impacto que causava nos que o cercavam.

1. Thomas A. Davis, Romans for the Everyday Man (Washington DC: Review and Herald, 1971), p.11.
2. William M. Ramsay, The Cities of St. Paul (Grand Rapids: Baker Book House, 1949), p.88.

8. “A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: a vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1:7). Que princípios de verdade, de teologia e fé podemos tirar das palavras de Paulo nesse texto?

Amados de Deus Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em sentido especial, Deus ama aqueles que O escolheram, aqueles que responderam ao Seu amor. Chamados para serdes santos – “Santo” significa “dedicado”. Santo é a pessoa que escolheu Cristo como Senhor, e isso a assinala como santa no significado bíblico da palavra.

9. Paulo diz que eles foram “chamados para ser santos”. Isso significa que algumas pessoas não são chamadas? 

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós Efésios 1:4

Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu. Hebreus 2:9

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2Pedro 3:9

A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi por todos os seres humanos. O fogo da destruição final foi preparado só para o diabo e seus anjos (Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos     Mt 25:41), e não para nós. Portanto, em Cristo, podemos ser salvos da morte eterna!

Monique Owen  Kalamunda, Austrália




Nenhum comentário:

Postar um comentário