Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Apoio social: laços que unem




“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como Eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são Meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13:34, 35, NVI).

Prévia da semana: Criados como somos à imagem de Cristo, recebemos nossa maior realização quando nos relacionamos com os outros assim como Ele Se relaciona conosco.                         

                                     Mulher, queres ficar sã?

A noite de domingo, 30 de novembro de 1997, estava estrelada e calma. Essa calma, porém, não era evidente por trás das portas fechadas de uma casa. Mamãe estava doente; ela havia tentado por muitos dias manter sua doença em segredo para que os filhos não se preocupassem. Anthony, deixando os irmãos dentro de casa com a mãe, saiu correndo pela porta da frente, foi até a casa de um vizinho. Bateu à porta deles e disse ao cavalheiro que o atendeu: “Por favor, o senhor pode ajudar a levar nossa mãe ao hospital?”

Mais tarde, mamãe recebeu o diagnóstico de câncer. Foi-lhe dito que, mesmo com tratamento, ela morreria dentro de seis meses. Ela optou por não receber tratamento. Anthony estava visitando uma igreja adventista do sétimo dia nessa época, e por isso pediu aos membros que orassem por sua mãe. Foi ali que lhe foram apresentados alguns princípios de saúde.

Dez anos depois, ele se sentou para refletir naquela noite. Havia acabado de falar com a mãe ao telefone. Ajoelhou-se e orou, agradecendo a Deus por Sua intervenção. Ele havia transmitido a sua mãe enferma as lições que havia aprendido sobre nutrição, exercício, água, luz do sol, temperança, ar puro, repouso e confiança em Deus. Ele a animou e a ajudou a praticá-las. “Deus enviou o maná a Israel, mamãe, mas ele caía fora do acampamento. Eles tinham que sair e recolhê-lo”, ele dizia. “Temos que fazer nossa parte, e Deus abençoará nossos esforços.” Deus nos havia proporcionado muitas leis de saúde. Se tão-somente as seguíssemos, seríamos protegidos de muita dor.

Em 3 João 2, lemos: “
Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (NVI).

“Se em tinta o mar se transformasse,
E em papel o céu também,
E a pena ágil deslizasse,
Dizendo o que esse amor contém,
Daria fim ao grande mar,
Ao esse amor descrever,
E o céu seria mui pequeno
Pra tal relato conter.”*

Precisamos sempre buscar partilhar o amor de Deus com outros e ajudá-los em suas horas de necessidade. Esse é o enfoque da lição desta semana.

* Hinário Adventista do Sétimo Dia, hino nº 31.

Como seres humanos, estamos tão imersos em pecado que frequentemente podemos esquecer de quão mau ele é e de como nos afeta. Não é fácil perceber o quanto caímos, porque estamos caídos há muito tempo.

1. Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher Gênesis 1:27. Como o fato de que o próprio Jesus é Deus nos ajuda a entender melhor o que significa ter sido criado à imagem de Deus? Como o conhecimento sobre Jesus nos ajuda a entender o caráter que receberam nossos primeiros pais na criação?

Amor e preocupação desinteressados pelos outros que marcavam a vida de Jesus também deviam se refletir até certo ponto em Adão e Eva antes da queda, que, desde a Criação foram feitos “à imagem de Deus”.

Christopher Morrison | George Town, Ilhas Caiman



Nenhum comentário:

Postar um comentário