Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 13 de julho de 2010

Paulo e Roma




Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.” (Rm 1:8).

Prévia da semana: Embora Paulo ainda não houvesse visitado Roma, ele mencionou a ajuda da igreja em estabelecer um bom fundamento para o avanço da mensagem cristã por todo o império.

Leitura adicional: Romanos 1; Atos dos Apóstolos, p. 447-460 

                                              Palavras atuais

O grande apóstolo Paulo planejava formar uma base fixa em Roma para, a partir dali, alcançar as regiões da Itália e da Espanha (ver Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).

Naquela época, Roma, a capital do Império Romano, era o centro político e econômico do mundo mediterrâneo. E Paulo, que geralmente pregava em lugares não alcançados pelo evangelho, ainda não havia estado ali.

Quando chegou a Corinto, em 58 d.C., o apóstolo teve tempo para pensar em seus futuros planos de ministrar em Roma, e foi ali que ele escreveu a carta aos cristãos romanos, com o propósito de preparar o caminho para sua futura visita e preveni-los contra falsos mestres. Paulo não só escreveu com o objetivo de criar uma amizade com os cristãos de Roma, mas para expor claramente os grandes princípios do evangelho de Jesus Cristo e sua posição sobre as principais questões de disputa entre as igrejas judaicas e gentílicas da época.

Embora a carta de Paulo tenha sido especificamente escrita à igreja cristã em Roma, sua mensagem tem relevância impressionante para nossa experiência cristã hoje. Na verdade, a Carta aos Romanos foi o ponto de partida de todos os reavivamentos do cristianismo, especialmente na Reforma Protestante. Nessa carta, encontramos ensinos incríveis sobre a doutrina da salvação (redenção, reconciliação, justificação pela fé, santificação), outros temas sobre a relação entre Israel e os gentios, bem como temas relevantes à vida cristã.

Em Romanos, lemos que Cristo é o poder de Deus para nossa salvação, não importando quem somos, que língua falamos, nosso país ou etnia (Rm 1:16). Ao lermos com oração essa carta escrita sob a inspiração do Espírito Santo, podemos abrir ainda mais nossos olhos e nosso coração para a plenitude de vida em Jesus Cristo.

1. Em Romanos 1:8, Paulo agradeceu a Deus porque o evangelho era proclamado “em todo o mundo”, referindo-se ao mundo romano. Hoje, também temos muito a agradecer porque somos cerca de 17 milhões de adventistas pregando em mais de 200 países. Porém, ainda temos muito a melhorar, pois países, muitas cidades, regiões e povos inteiros jamais tiveram contato com o evangelho. O que podemos fazer para alcançar o mundo todo e cumprir nossa missão?

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.  Mt 24:14;

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. At 1:8

Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,  Ap 14:6

2. A igreja precisa de novos “Paulos”. Qual é o chamado de Deus para você? Como as pessoas ao seu redor serão salvas, se você não falar de Cristo para elas?

13  Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14  Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15  E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
16  Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
17  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
(Rm 10:13-17)
 
Monique Johnson  Kiev, Ucrânia



Nenhum comentário:

Postar um comentário