Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O sistema aberto




Mesmo no princípio, podemos ver que não era intenção de Deus que vivêssemos sós. Fomos criados como seres sociais, com o propósito de interagir com o ambiente que nos cerca e com outras pessoas. Devemos viver de uma forma que promova relacionamentos significativos com outros; não só para propósitos de saúde, mas também porque, através desses relacionamentos, podemos testemunhar mais eficientemente de Jesus.

É pelas relações sociais que a religião cristã entra em contato com o mundo. Cada homem ou mulher que recebeu a iluminação divina deve derramar luz na senda tenebrosa dos que não conhecem o melhor caminho” (Ellen G. White,Conselhos Sobre Saúde, p. 399).

Como Cristo partilhou Seu amor conosco, também devemos partilhar amor com todos com quem nos encontrarmos. Geralmente, é após estabelecermos um relacionamento com alguém que passamos a entender as necessidades daquela pessoa. Ministrando às necessidades imediatas de uma pessoa, estamos fazendo exatamente o que Cristo fez quando andou aqui na Terra. Também estamos abrindo espaço no coração de alguém para ouvir o que o Salvador requer dele.

A sociabilidade cristã é na verdade bem pouco cultivada pelo povo de Deus. ... Por meio do intercâmbio social formam-se relações e amizades que dão em resultado certa unidade de coração e uma atmosfera de amor que agradam ao Céu.

“Todos encontrarão ou farão amigos. E justamente na proporção do fortalecimento da amizade, será o grau de influência que os amigos exercerão uns sobre os outros para o bem ou para o mal. Todos terão amigos, influenciarão e serão influenciados. ...

“O calor da verdadeira amizade ... é um antegozo das alegrias do Céu” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 204).

A Bíblia compara a família de Deus, dos crentes, a um corpo no qual cada membro executa uma função específica, e embora essas funções sejam diversas, cada um é igualmente importante e trabalha para complementar todos os outros. Precisamos uns dos outros para funcionar adequadamente

14  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15  Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
16  Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
17  Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?
18  Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
19  Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20  O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
21  Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
22  Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
23  e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
24  Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
25  para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
26  De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.  (1Co 12:14-26).


Podemos, sozinhos, fazer determinado avanço; mas, trabalhando juntos, nossos esforços são multiplicados e executados com eficiência cada vez maior.

4. Como Paulo descreve os que foram redimidos pelo sangue de Jesus?

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
4  há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
5  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
7  e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
8  Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9  Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?
10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14  para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15  Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16  de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Ef 4:1-16.

O que significa isso?

(Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Ef 5:29-30). Todas as partes do corpo interagem para funcionar eficazmente. Se uma parte do corpo sofre, todas as funções são afetadas. Quanto mais perto estivermos uns dos outros, mais pronta e poderosamente vamos sentir o impacto dos problemas enfrentados por todos.

Michael-Henry Parchment | George Town, Ilhas Cayman



Nenhum comentário:

Postar um comentário