Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sacerdotes e levitas







“O Senhor Deus disse a Arão: – Você não terá terras nem propriedades em Israel, como os outros israelitas têm. No meio dos israelitas, Eu sou a sua propriedade, a parte que você vai receber” (Nm 18:20).


Prévia da semana: O apoio ao serviço de Deus é um dever sagrado e elevada honra.


Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, capítulos 30 e 31, p. 343-362








Siga o Mestre




O jogo “Siga o Mestre” era um dos meus favoritos quando era criança. Alguém é o “mestre” enquanto os outros precisam fazer o que o “mestre” lhes diz. Se o mestre falar: “O mestre diz: sentem!”, os jogadores que não se sentarem estão fora. Contudo, se o mestre falar simplesmente: “Sentem!”, sem primeiro falar “O mestre diz”, então os jogadores que se sentarem é que estão fora. Aquele que ficar após uma variada série de ordens é declarado o vencedor. Na maior parte, o que importa nesse jogo é o espírito da ordem e não os atos. O objetivo do jogo é evidenciar a capacidade de distinguir entre ordens válidas e inválidas, e não a capacidade física.


Esse jogo popular me faz lembrar do tempo em que os israelitas estavam no deserto, guiados pela nuvem de Deus. A nuvem lhes dava sombra durante o dia, e tomava a forma de coluna de fogo para lhes dar luz durante a noite. E assim como uma jogada de “Siga o Mestre” (sendo que Deus era o Mestre através da nuvem), os israelitas montavam acampamento onde quer que a nuvem se detivesse, ou seguiam a nuvem toda vez que ela se erguia de cima do tabernáculo.


Às vezes, a nuvem ficava apenas durante uma noite e se levantava na manhã seguinte. Mas fosse dia ou noite, quando a nuvem se levantava as pessoas deviam desmontar o acampamento e seguir em frente. 


Quer a nuvem ficasse acima do tabernáculo por dois dias, um mês ou um ano, o povo de Israel permanecia acampado. Contudo, logo que ela se levantava, desmontavam o acampamento e continuavam viajando (ver Nm 9:23 - Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés).


Os sacerdotes e levitas, juntamente com o restante dos israelitas, viajavam, acampavam e adoravam segundo o que Deus guiava. Quando as pessoas seguem a direção de Deus, podem ter certeza de que estão onde Deus deseja que estejam, quer estejam em movimento ou paradas em determinado local.


Portanto, em vez de orarmos: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça a seguir?”, é melhor perguntar: “Deus, o que o Senhor deseja que eu faça enquanto estou aqui?” As orientações de Deus não são sempre só para seu próximo grande passo. Ele tem um propósito em colocar você onde você está agora. Portanto, ao estudar a lição desta semana sobre Números, lembre-se das necessidades ao seu redor e de como você pode ajudar a supri-las.


Mãos à Bíblia
1. Leia Êxodo 19:5 e 6.  -  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. 


Como podemos aplicar essas palavras a nós mesmos, como igreja chamada para levar a mensagem ao mundo? Esse chamado é incondicional? 


1Pe 2:9Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 


Ap 14:6-12  -  Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 

Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. 

Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome. 

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. 


2. Que distinções havia entre os encargos dos sacerdotes e dos levitas? 


Nm 18:1-7  -  Disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao santuário; tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao vosso sacerdócio. Também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti e te sirvam, quando tu e teus filhos contigo estiverdes perante a tenda do Testemunho. Farão o serviço que lhes é devido para contigo e para com a tenda; porém não se aproximarão dos utensílios do santuário, nem do altar, para que não morram, nem eles, nem vós. Ajuntar-se-ão a ti e farão todo o serviço da tenda da congregação; o estranho, porém, não se chegará a vós outros.Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o do altar, para que não haja outra vez ira contra os filhos de Israel. Eu, eis que tomei vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós outros para o SENHOR, para servir na tenda da congregação. Mas tu e teus filhos contigo atendereis ao vosso sacerdócio em tudo concernente ao altar, e ao que estiver para dentro do véu, isto é vosso serviço; eu vos tenho entregue o vosso sacerdócio por ofício como dádiva; porém o estranho que se aproximar morrerá. 


É importante notar que, embora toda a nação devesse ser “reino de sacerdotes”, só certas pessoas eram admitidas para determinados cargos, como se vê na divisão entre os levitas, a família de Arão e a população em geral, e na divisão entre a família de Arão e os levitas.




Jeffrey T. Adriano Muntinlupa, Filipinas







Nenhum comentário:

Postar um comentário