Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pessoas especiais para um serviço especial






Os levitas foram formalmente consagrados ao sacerdócio após muitos israelitas no deserto terem se voltado para a adoração de ídolos enquanto Moisés estava se comunicando com Deus no Monte Sinai (Êx 32). 


Os levitas permaneceram firmes e não tomaram parte nessa idolatria. Até mataram três mil daqueles que estavam descontrolados, seguindo a ordem de Moisés 


(Êx. 32:25-29). -  Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos, pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: Quem é do SENHOR venha até mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi, aos quais disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, cada um, a seu amigo, e cada um, a seu vizinho. E fizeram os filhos de Levi segundo a palavra de Moisés; e caíram do povo, naquele dia, uns três mil homens. Pois Moisés dissera: Consagrai-vos, hoje, ao SENHOR; cada um contra o seu filho e contra o seu irmão, para que ele vos conceda, hoje, bênção. 


Consequentemente, Moisés lhes disse: “Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de Deus, o Senhor. E, porque vocês fizeram isso, Deus lhes deu hoje uma bênção” (verso 29).


Levi teve três filhos – Gérson, Coate e Merari. Desses ramos da família, os levitas foram organizados em três níveis de serviço: 


“O primeiro nível era composto de Arão e sua posteridade, que eram descendentes de Coate. Eles formaram o sacerdócio. 


O segundo nível consistia dos descendentes de Coate que não eram descendentes de Arão. Eles ficaram encarregados das partes mais sagradas do tabernáculo (Nm 3:27-314:4-157:9). 


O terceiro nível consistia de todos os descendentes de Gérson e Merari, a quem foram confiados deveres menores (Nm 3:21-2633-37).”*


Enquanto as pessoas estavam do lado de fora do santuário, os levitas ficavam muito ocupados lá dentro. A um deles, o chefe da tribo e sumo sacerdote perante o Senhor para todas as tribos, era permitido e ordenado que entrasse no Lugar Santíssimo. Sabemos que os lugares santos feitos por mãos eram figuras do verdadeiro santuário no Céu 


(Hb 9:23, 24).  -  Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; 


Da mesma forma, há pessoas na Terra a quem Deus escolheu para se aproximar dEle. Deus declarou através de Pedro: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI). Esse verso nos diz que não devemos nos contentar com o fato de sermos especiais diante de Deus, nem nos encher de justiça própria por causa disso. Devemos, sim, declarar Sua glória e falar sobre a maneira pela qual Ele nos tirou das trevas.


*Priests and Levites. Wayne Blank. www.keyway.ca/htm2002/20020205.htm (extraído em 14 de outubro de 2008).


Mãos à Bíblia
Em Números 18:1-7, o Senhor deixou claro que era Ele quem designava pessoas para determinadas posições. Talvez essa ênfase tenha sido dada por causa dos problemas anteriores, não só com Corá e seus asseclas, mas também com Miriã e Arão. E não deveria haver dúvidas sobre por que essas pessoas desempenhavam aquelas funções. Elas estavam lá porque Deus as pusera lá – e ponto final.


3. Que palavra é usada para descrever o que os levitas significavam para o sacerdócio, e o que o sacerdócio significava para a família de Arão? Que lições devemos tirar daqui? 


Nm 18:7   -  Mas tu e teus filhos contigo atendereis ao vosso sacerdócio em tudo concernente ao altar, e ao que estiver para dentro do véu, isto é vosso serviço; eu vos tenho entregue o vosso sacerdócio por ofício como dádiva; porém o estranho que se aproximar morrerá.


Jeimpea T. Rodriguez Muntinlupa, Filipinas






Nenhum comentário:

Postar um comentário