Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 29 de novembro de 2009

Realmente temos liberdade?




Quando a comitiva de Balaque chegou para solicitar a presença de Balaão, ele disse algo bastante curioso. Leia Números 22:18   -  Respondeu Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande; 


Em outras palavras, Não posso fazer nada em relação ao povo de Deus, exceto o que Deus disse que devo fazer.


Aplaudimos o fato de que Deus nos deu a liberdade de escolha. Podemos escolher se aceitaremos ou não a Jesus como nosso Redentor. 


Podemos escolher se obedeceremos aos mandamentos. 


Podemos escolher o que comer e beber. 


Podemos escolher nossos amigos. 


A despeito das consequências, sabemos que Deus nos permite fazer escolhas. Então por que Balaão fez essa declaração? O que poderia impedi-lo de proferir uma maldição sobre os filhos de Israel?


Quando Satanás se rebelou nas cortes celestes, um de seus argumentos foi essa questão da escolha. Deus não nos deixa escolher se vamos obedecer ou não. Ele requer obediência porque sabe que há algo melhor para nós. Era essa a razão por que Balaão não podia amaldiçoar os israelitas? Satanás estava certo?


Deus não permite ou proíbe arbitrariamente nossas decisões. Números 23:21 diz que Deus “não viu iniquidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o Senhor, seu Deus, está com ele”. Foi por causa da justiça de Israel naquele momento que Deus não permitiu que Balaão amaldiçoasse Seu povo.


Esse é um grande exemplo do que Pedro escreveu em 


1 Ped. 3:13, -  Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom?


1Ped. 3:15 e 16.   -  antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 


A Bíblia nos diz que enfrentaremos conflitos, mas se estivermos vivendo de acordo com as palavras da Escritura, ninguém poderá nos causar dano para a eternidade. Isso significa que somos invencíveis? Não. Significa que somos imortais porque estamos guardando o sábado? Absolutamente não. Nossa obediência não é um pré-requisito para receber a proteção de Deus. Ao contrário, é o resultado de Sua proteção.


Colocando-nos no lugar de Israel, descobrimos que não há ninguém que possa causar-nos dano eterno se vivermos segundo a Palavra de Deus. A história de Balaão nos ensina que conquanto possamos causar ou sofrer dano físico, ninguém pode mudar o status de uma pessoa no que diz respeito a sua salvação.


Temos liberdade de escolha, mas essa liberdade não nos permite ordenar a Deus que salve ou que não salve outras pessoas.


Mãos à obra
  1. Faça entrevistas perguntando que lei teria a prioridade máxima se essa pessoa que você está entrevistando governasse o mundo. Com base em suas entrevistas, determine se as pessoas parecem ser mais a favor da liberdade ou do controle.
  2. Ore para que Deus lhe dê evidências de Sua direção em sua vida. Anote num diário exemplos dessa liderança durante pelo menos uma semana.
  3. Observe, na natureza, exemplos da perfeição de Deus versus resultados do pecado.


Aaron Purkeypile Omaha, EUA








Nenhum comentário:

Postar um comentário