Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ministros do evangelho são pessoas especiais para Deus






Certo sábado, fui assistir à ordenação pastoral de um amigo. O orador enfatizou que, conquanto cada filho de Deus seja chamado para o Seu serviço, Ele separou os pastores para o ministério. Sua esposa, uma de minhas melhores amigas, também foi comissionada para esse sagrado chamado, enfatizando a importância de seu papel como esposa de pastor.


Dedicados a um elevado chamado (Nm 3).


Os levitas foram separados por Deus para o sagrado serviço do tabernáculo. Mas será que foram escolhidos para o sacerdócio? Quando Moisés voltou do Monte Sinai após receber os Dez Mandamentos, viu o acampamento adorando um bezerro fundido. Quando Moisés perguntou quem estava do lado do Senhor, os levitas foram a única tribo que se alinhou atrás dele e que não havia participado da adoração idólatra (Êx 32:26). Assim, eles conquistaram o favor de Deus naquele dia.


Recapitule Números 3. Aqui vemos que o acampamento hebreu estava disposto com o tabernáculo no centro e as três famílias de Levi mais próximas a ele. 


Os gersonitas estavam posicionados do lado oeste, atrás do tabernáculo. Eram encarregados das cortinas e da cobertura do tabernáculo. 


Os coatitas estavam posicionados do lado sul do tabernáculo, e eram responsáveis pelos móveis. 


Os meraritas estavam posicionados ao norte do santuário. Foram apontados para cuidar da estrutura do tabernáculo e outros equipamentos.


As tendas de Moisés, Arão e dos sacerdotes ungidos, que eram filhos de Arão, ficavam do lado oeste do tabernáculo. Eram encarregados do cuidado geral do santuário e cuidavam das necessidades do povo. 


O sacerdócio estava exclusivamente destinado a Arão e seus filhos, como havia sido especificamente ordenado por Deus. 


A nenhuma pessoa que não fosse levita era permitido se aproximar do tabernáculo do testemunho, sob pena de ser morta.


Os levitas deviam desmontar o santuário quando a coluna de nuvem se levantasse de sobre ele. Então, Israel devia seguir em sua viagem para a terra prometida. Quando a nuvem parava, os levitas deviam montar o santuário novamente. Ao anoitecer, a nuvem parecia fogo, dando luz ao acampamento. Foi por meio de Moisés que eles obedeceram a essas santas ordens.


Após a rebelião de Corá, que era primo de Moisés e Arão, Deus enfatizou os distintos papéis e funções entre os sacerdotes e levitas. Essas instruções claras nos mostram a importância e santidade desses encargos e funções. Da mesma forma, Deus nos deu certas responsabilidades pelas quais nos considera responsáveis. Ele nos dá nossa obra não por causa de qualquer coisa em nós, mas por causa de Sua abundante graça.


Vivendo da graça sustentadora de Deus (Nm 1819). 


Deus não deu nenhuma terra aos levitas. Ao contrário, eles viviam das ofertas dadas pelos filhos de Israel. “O próprio Deus era sua porção e herança. Para alimento, eles confiavam, em grande parte, nas ofertas das outras tribos. Assim, a sobrevivência física dos ‘ministros em tempo integral’ dependia do quanto fossem fiéis os outros israelitas.”1


Os dízimos dos israelitas eram a herança dos levitas em retribuição pelos serviços que eles prestavam no santuário. Eles deviam considerar santas essas ofertas. Deus também instruiu Moisés quanto ao fato de que os levitas precisavam dar um décimo das santas ofertas que recebiam.


Na verdade, Deus não precisa de nossos dízimos e ofertas. Contudo, precisamos reconhecer que o que temos nos é dado por Deus. Dar nossos dízimos e ofertas nos ajuda a lembrar que somos dependentes dEle. Quando nos lembramos de que Ele provê tudo para nós, a entrega de nossos dízimos e ofertas se torna um ato de adoração que diz que reconhecemos ser Ele o dono de tudo o que temos. Devolver para Deus uma parte do que Ele nos deu é nossa maneira de expressar nossa gratidão e apreciação a Ele por todas as Suas bênçãos.


Números 19 alista as diretrizes estabelecidas por Deus para um ritual especial de purificação dos israelitas. Uma novilha vermelha sem qualquer mancha ou defeito devia ser queimada; e a água misturada com suas cinzas devia ser usada para purificação. Isso simbolizava a purificação do pecado. Também simbolizava a graça de Deus que nos purifica do pecado, e pela qual somos salvos (Ef 2:8).


O novo sacerdócio (1Pe 2:9). 


Hoje em dia, os serviços cerimoniais e sacrificais não são mais necessários. “O sacerdócio cerimonial dos levitas perdeu seu significado quando Cristo morreu na cruz porque todas as cerimônias apontavam para Ele. Na Nova Aliança, todo crente é, em certo sentido, um sacerdote de Cristo (1Pe 2:59).”2


O povo de Deus é sui generis. Isto é, ele constitui uma classe especial, um tipo peculiar. As três mensagens angélicas são a bandeira singular que nós, adventistas do sétimo dia, devemos proclamar ao mundo nestes últimos dias (Apoc. 14:6-10). E, tão importante quanto essas mensagens, é o fato de que nossos pensamentos, palavras e atos mostrem que somos, de fato, filhos de Deus.


1. The Devotional Study Bible, NIV, 1987, p. 132.
2. 
Alpha and Omega, v. 8, p. 352.


Mãos à Bíblia
4. Qual era o plano de Deus para o sustento do sacerdócio e dos levitas? 


Nm 18:8-20   -   Disse mais o SENHOR a Arão: Eis que eu te dei o que foi separado das minhas ofertas, com todas as coisas consagradas dos filhos de Israel; dei-as por direito perpétuo como porção a ti e a teus filhos. Isto terás das coisas santíssimas, não dadas ao fogo: todas as suas ofertas, com todas as suas ofertas de manjares, e com todas as suas ofertas pelo pecado, e com todas as suas ofertas pela culpa, que me apresentarem, serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos. No lugar santíssimo, o comerás; todo homem o comerá; ser-te-á santo. Também isto será teu: a oferta das suas dádivas com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, dei-as por direito perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa as comerá. Todo o melhor do azeite, do mosto e dos cereais, as suas primícias que derem ao SENHOR, dei-as a ti. Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao SENHOR, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá. Toda coisa consagrada irremissivelmente em Israel será tua. Todo o que abrir a madre, de todo ser vivente, que trouxerem ao SENHOR, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás. O resgate, pois (desde a idade de um mês os resgatarás), será segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras. Mas o primogênito do gado, ou primogênito de ovelhas, ou primogênito de cabra não resgatarás; são santos; o seu sangue aspergirás sobre o altar e a sua gordura queimarás em oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR. A carne deles será tua, assim como será teu o peito movido e a coxa direita. Todas as ofertas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, dei-as a ti, e a teus filhos, e a tuas filhas contigo, por direito perpétuo; aliança perpétua de sal perante o SENHOR é esta, para ti e para tua descendência contigo. Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.


Esses textos podem trazer muitos pensamentos interessantes. Note, por exemplo, como o Senhor relacionava diretamente a oferta que Lhe era dada com a que era dada ao sacerdócio. Isto é, embora as ofertas e dádivas fossem dadas ao Senhor, Ele as destinava aos sacerdotes. Assim, dando ofertas ao Senhor, ao mesmo tempo, os israelitas as davam aos sacerdotes. Isso mostra o estreito vínculo entre o Senhor e o sacerdócio, que servia de intermediário entre Deus e o povo.


Bongga L. Agno Muntinlupa, Filipinas






Nenhum comentário:

Postar um comentário