Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estando na presença de Deus







É uma grande alegria saber que o dever que estamos realizando é sancionado por Deus. Contudo, há muitos jovens hoje que não estão seguros quanto a ser ou não da vontade de Deus determinada profissão. Há muitas coisas que podemos aprender da experiência dos descendentes de Levi. Deus lhes deu seus sagrados deveres porque permaneceram fiéis a Ele enquanto o restante de Israel adorava o bezerro de ouro.


“Por determinação divina a tribo de Levi foi separada para o serviço do santuário. Nos tempos primitivos cada homem era o sacerdote de sua própria casa. Nos dias de Abraão, o sacerdócio era considerado direito de primogenitura do filho mais velho. Agora, em lugar dos primogênitos de todo o Israel, o Senhor aceitou a tribo de Levi para a obra do santuário. Por meio desta honra distinta manifestou Ele Sua aprovação à fidelidade da mesma, tanto por aderir ao Seu serviço como por executar Seus juízos quando Israel apostatou com o culto ao bezerro de ouro. O sacerdócio, todavia, ficou restrito à família de Arão. A este e seus filhos, somente, era permitido ministrar perante o Senhor; o restante da tribo estava encarregada do cuidado do tabernáculo e de seu aparelhamento, e deveria auxiliar os sacerdotes em seu ministério, mas não deveria sacrificar, queimar incenso, ou ver as coisas sagradas antes que estivessem cobertas” (Ellen G. White,Patriarcas e Profetas, p. 350).


“De acordo com suas funções, foi indicada ao sacerdote uma veste especial. ‘Farás vestidos santos a Arão teu irmão, para glória e ornamento’ (Êx 28:2). ... Semelhantemente, os sacerdotes não deveriam entrar no santuário com sapatos nos pés. Partículas de pó que a eles se apegavam, profanariam o lugar santo. ... Desta maneira ensinava-se constantemente a lição de que toda a contaminação devia ser removida daqueles que se aproximavam da presença de Deus” (Ibid.)


Mãos à Bíblia
5. Além de sua porção das ofertas sacrificais, que outro plano o Senhor criou para atender tanto aos sacerdotes quanto aos levitas? 


Nm 18:21-32  -  Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação........ E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis. Disse o SENHOR a Moisés: Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos. ... Assim, também apresentareis ao SENHOR uma oferta de todos os vossos dízimos que receberdes dos filhos de Israel e deles dareis a oferta do SENHOR a Arão, o sacerdote. De todas as vossas dádivas apresentareis toda oferta do SENHOR: do melhor delas, a parte que lhe é sagrada..... Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais.


A devolução do dízimo (Lv 27:30) era uma prática antiga. 


Abraão devolveu o dízimo a Melquisedeque (Gn 14:18-20Hb 7:1, 2). 


Jacó prometeu ao Senhor que daria “o dízimo” de tudo que ganhasse no futuro (Gn 28:22). 


Em Números, o Senhor adaptou o uso do dízimo de Israel, dando-o para o sustento de toda a tribo dos levitas, incluindo os sacerdotes. 


Os levitas, que eram pagos em dízimo, também dizimavam, e seu dízimo ia para Arão. 


Os levitas deviam dar a “melhor parte” do que recebiam como dízimo. 


Precisavam também mostrar gratidão devolvendo fielmente o “dízimo do dízimo”.


6. Que lição deve ser tirada a respeito da santidade do chamado dos que servem a Deus? 


Nm 18:32  -  Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais




Mylbch T. Rodriguez Muntinlupa, Filipinas






Nenhum comentário:

Postar um comentário