Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 28 de novembro de 2009

O pecado de Moisés e Arão





“Suba o monte Pisga e lá de cima olhe para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Olhe bem toda a terra, pois você não vai atravessar o rio Jordão” (Dt 3:27).


Prévia da semana: Nosso progresso em direção à Terra Prometida depende de confiança e obediência incansáveis, possíveis somente pela dependência, momento a momento, da graça de Deus.


Leitura adicional: Salmo 78:17–55Patriarcas e Profetas, capítulos 37 e 38 (p. 411-432)






Fiz as coisas a meu modo


A canção de Frank Sinatra, “My Way”, ficou no topo das paradas na década de 60 e ainda continua sendo popular. Suas palavras também descrevem bem o pecado de Moisés: “Fiz as coisas a meu modo.” Miriã, a irmã de Moisés, havia acabado de morrer. Os israelitas, uma vez mais, estavam se rebelando contra Deus e clamando para voltar ao Egito. Moisés, cansado das reclamações deles, fez as coisas a seu modo; em vez de obedecer às ordens de Deus para falar à rocha, Moisés feriu a rocha com seu cajado. 


A parte interessante dessa história é que Deus ainda fez sair água da rocha, apesar da desobediência de Moisés. A compaixão e justiça de Deus continuaram brilhando. Em vez de deixar Moisés fazer papel de bobo e dar aos murmuradores um item a mais para acrescentar aos motivos pelos quais eles queriam voltar para o Egito, Deus fez sair água da rocha, matando igualmente a sede dos bons, dos maus e dos animais.


Justiça tinha que ser feita, porém. Moisés e Arão foram punidos por ferir a rocha em vez de falar a ela. Não lhes foi mais permitido fazer os clãs de Israel entrar em Canaã. Eles haviam labutado durante 40 anos no deserto, guiando um povo queixoso, resmungão e murmurador, com a esperança de finalmente se estabelecerem na Terra Prometida. Mas com um ato impensado perderam a oportunidade de conduzir o povo à terra que Deus havia prometido lhes dar. Esse privilégio passou para outro.


Esse parece um alto preço a ser pago pela desobediência. Daqueles que têm muita luz, contudo, de quem muito se exige. Moisés tinha tido muitas experiências e conversas com Deus como líder do povo de Deus. E se ele houvesse falado à rocha? Os israelitas já sabiam que Deus podia fazer sair água de uma rocha que havia sido ferida – mas falar a uma rocha? Quem já tinha ouvido falar de algo assim? Se Moisés e Arão tivessem se concentrado na glória de Deus em vez de em suas próprias frustrações, os propósitos de Deus poderiam ter sido exaltados diante de Israel. Quão mais forte poderia ter se tornado a fé do povo se os líderes não tivessem agido da mesma forma que o povo que estavam guiando!


Ao estudar a lição desta semana, pense sobre a importância de obedecer aos mandamentos de Deus e sobre a misericórdia que Ele nos concede quando deixamos de obedecer a eles.


Mãos à Bíblia
1. O que ordenou Deus que Moisés fizesse, e, em lugar disso, o que ele fez? 


Nm 20:1-13   -   Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades. Ali, morreu Miriã e, ali, foi sepultada. Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão. E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR! Por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber? Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do SENHOR lhes apareceu. Disse o SENHOR a Moisés: Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou o bordão de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e o SENHOR se santificou neles.


“A água jorrou em abundância, satisfazendo os israelitas. Mas uma grande falta fora cometida. Moisés falara com sentimento de irritação. [...] Quando ele os acusou, agravou o Espírito de Deus e apenas fez mal ao povo. Sua falta de paciência e domínio próprio foram evidentes. Assim, foi dada ao povo ocasião para pôr em dúvida que sua atuação passada fora sob a direção de Deus, e desculpar seus próprios pecados. Moisés, bem como os israelitas, havia ofendido a Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 417).




Kristi Geraci Belgrade, EUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário