Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Venha ao propiciatório (isto é, à Graça de Deus)







Após livrar Seu povo da escravidão a fim de levá-lo à Terra Prometida, Deus Se manifestou mais plenamente a eles. Sim. Sua presença estava com eles diariamente na coluna de nuvem e de fogo (Êx 13:22). Contudo, Ele estava pronto a instruí-los nos caminhos da adoração.


(Êx 13:22)  -  Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite. 


Isso Ele fez instruindo Moisés a dizer aos israelitas: “E farão um santuário para Mim, e Eu habitarei no meio deles” (Êx 25:8, NVI). Chegaria o dia em que o povo escolhido de Deus – todos aqueles que criam nEle – poderia chegar a Sua presença a qualquer momento, em qualquer lugar. Por enquanto, porém, devia ser construído um santuário onde Ele pudesse habitar com eles.


Com detalhes explícitos, Deus instruiu Moisés sobre a maneira pela qual esse santuário devia ser construído. Dentro do santuário, colocada no Lugar Santíssimo, estava a arca do testemunho. 


Sobre essa arca estava o propiciatório, feito de ouro puro, com dois querubins de ouro colocados de cada lado, um de frente para o outro, com as asas estendidas de modo a cobrir a peça. 


O propiciatório era colocado em cima da arca do testemunho que continha os Dez Mandamentos 


(Êx 25:17-22). Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório. Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei. Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.


Primeiro Samuel 4:4 declara que Deus habitava entre esses dois querubins. Além disso, no Dia da Expiação anual, o sacerdote entrava na presença de Deus e, diante do propiciatório, fazia expiação pelos pecados do povo (Lv 16:1-22).


Dentro da arca estavam as leis do testemunho (Êx 25:16), um pote de maná (Êx 16:32-34) e o bordão de Arão (Nm 17:10); todos esses itens eram lembretes da rebelião de Israel em algum ponto de sua jornada. 


Em nosso tempo, o propiciatório não mais está sobre a arca da aliança. Hoje em dia, o propiciatório pode ser achado ao lado da cama, na pia cheia de louças, num carro preso no trânsito, numa igreja, num parque, em qualquer lugar onde seja sentida a necessidade de adorar a Deus ou de pedir perdão. Deus está sempre perto. O sangue do Cordeiro – Jesus Cristo – tornou isso possível.




Mãos à Bíblia
5. Que cuidados eram tomados em respeito à purificação dos levitas? O que isso nos ensina sobre a santidade, o pecado, a purificação e a dedicação a Deus? Nm 8:6-26


O fascinante aqui é a ideia de que os levitas, depois de serem purificados e barbeados, e depois de terem oferecido uma oferta pelo pecado (Nm 8:7, 8) – eles mesmos eram chamados de “oferta” ou “oferta movida” (v. 11). Certamente, não havia qualquer coisa relacionada a sacrifício humano. Dava, sim, a ideia de dedicação, consagração e reconhecimento de que esses levitas iriam fazer um trabalho no interesse de Israel, fazendo por todos o que não podiam fazer por si mesmos.


Autora: Calene Williams Kanagawa, Japão









Nenhum comentário:

Postar um comentário