Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Direção divina para a viagem







“Números é o livro do teste. Números (em latim numeri, em grego arithmoi) tem esse nome porque os israelitas foram contados duas vezes (capítulos 1 e 26); a primeira vez no início da viagem, a segunda vez no fim de 38 anos de vagueações no deserto. Números é um livro sobre o período no deserto, cobrindo o tempo desde o segundo mês do segundo ano após o êxodo do Egito até o décimo mês do quadragésimo ano.”1


Nesta semana, estamos estudando Números 9 e 10. Esses capítulos falam sobre o preparo dos israelitas para sua viagem até a Terra Prometida. Em Números, Deus deu diretrizes estritas para os israelitas. “Ele desejava que tivessem um estilo de vida diferente das nações ao seu redor. Desejava que fossem pessoas santas. Deus estava preparando o povo, tanto espiritual quanto fisicamente, para receber a herança.”2


Também estamos nos preparando para entrar na terra prometida do Céu. Deus também nos dá diretrizes estritas para que tenhamos uma vida pura na igreja. Esta é nosso “acampamento”. Deus está nos preparando ao purificar e santificar nossa vida para podermos receber a herança celestial.


Números 9:15 e 16 retrata como Deus protegeu os israelitas em sua viagem à Terra Prometida. “Uma coluna de nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite guiava e protegia os israelitas enquanto viajavam pelo deserto. A nuvem e o fogo não eram meramente fenômenos naturais; eram o veículo da presença de Deus e a evidência visível de que Ele acompanhava e dirigia Seu povo.”3


Deus também deu as trombetas de prata para orientar a direção. A coluna de nuvem e de fogo eram visíveis, enquanto as trombetas tornavam conhecida a intenção do Senhor de forma audível.


Antes de entrarmos no Céu, precisamos seguir a direção de Deus para conhecer Sua vontade em nossa vida. Pela direção do Espírito Santo de dia e à noite, Ele revelará Sua vontade em nossa vida ao nos dirigirmos para nossa terra prometida.


1. Merrill F. Unger, Unger’s Bible Handbook: An Essential Guide to Understanding the Bible, 1st edition (Chicago: Moody Press, 1967), p. 121.
2. 
New Living Translation: Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers, Inc., 1996), p. 196, 197.
3. Ibid., p. 211.



Mãos à Bíblia
3. Como a manifestação da presença de Deus revelava ao povo a vontade de Deus, pelo menos no que se refere ao movimento?


Nm 9:15-23   -  No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã. Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo. Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e, no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam. Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do SENHOR, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados. Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR e não partiam. Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então, segundo o mandado do SENHOR, permaneciam e, segundo a ordem do SENHOR, partiam. Às vezes, a nuvem ficava desde a tarde até à manhã; quando, pela manhã, a nuvem se erguia, punham-se em marcha; quer de dia, quer de noite, erguendo-se a nuvem, partiam. Se a nuvem se detinha sobre o tabernáculo por dois dias, ou um mês, ou por mais tempo, enquanto pairava sobre ele, os filhos de Israel permaneciam acampados e não se punham em marcha; mas, erguendo-se ela, partiam. Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés.


A existência da nuvem durante o dia e da coluna de fogo à noite também era um lembrete muito poderoso para eles da presença permanente de Deus. De acordo com Números 9:16, “assim era de contínuo: a nuvem os cobria, e, de noite, havia aparência de fogo”. Não importava onde eles estivessem, que provas eles enfrentassem, com que inimigos eles se encontrassem, lá – pairando no céu – estava um marcador visível da presença de Deus entre eles.


Fritz e Joice Manurung Jakarta, Indonésia






Nenhum comentário:

Postar um comentário