Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pessoas antigas, lições modernas




Há evidências arqueológicas de que os israelitas fizeram uma jornada de 40 anos pelo deserto? Tem havido poucas descobertas na Península do Sinai que apoiem o relato bíblico de que 600 mil homens e suas famílias passaram todos esses anos ali. Contudo, alguns eruditos apontam essa própria falta de descobertas arqueológicas como evidência da exatidão histórica do relato. Até em tempos modernos, nômades beduínos deixam pouca ou nenhuma evidência de sua existência ao se mudarem para outro local. Então, por que deveríamos esperar encontrar vestígios de grandes acampamentos após se terem passado três mil anos?


Conquanto possamos não ter as evidências concretas que gostaríamos, há muito a aprender da narrativa bíblica. Ler Números 11 a 14 nos faz lembrar de pais lidando com filhos teimosamente desafiadores. Os israelitas haviam afirmado repetidamente que seriam obedientes (Êx 19:7, 8; 24:3, 7). Quando avançamos um pouco à frente, porém, vemo-los reclamando que não tinham carne para comer (Nm 11:4). E isso ocorreu após a miraculosa provisão diária de maná. Tive que rir da resposta de Deus: “Vocês querem carne? Eu lhes darei carne até que ela saia pelo nariz de vocês!” (Nm 11:18-20, paráfrase minha).

Vez após vez, Deus teve que disciplinar Seu povo. A punição final foi que os que se queixavam foram barrados da terra prometida, e uma viagem de 11 dias se transformou em 40 anos. No fim de suas vagueações, não foi permitido que ninguém que tivesse acima de 60 anos entrasse em Canaã. A única exceção foram Calebe e Josué, que haviam demonstrado fé no Senhor quando outros não o fizeram. Que triste comentário sobre um povo que havia visto o incrível poder de Deus manifestado tantas vezes!

É fácil olhar para trás, às experiências deles, e censurar as escolhas que os israelitas fizeram. Contudo, a experiência deles deve servir de lembrete de que não estamos imunes às forças do mal que nos tentam a murmurar e reclamar – nem em meio às grandes evidências de direção e provisão de Deus. O único remédio é nos apegarmos a Deus e nos revestirmos de Sua armadura (Ef 6:11).
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo."

Mãos à Bíblia

Provavelmente, transcorria o mês de setembro; os vinhedos estavam amadurecendo e a segunda colheita de figos havia completado o amadurecimento. A migração dos israelitas havia levado apenas cerca de 11 dias para chegar a Cades-Barneia, próxima à fronteira sul de Canaã. Só podemos imaginar as tremendas ondas de alegria e felicidade que atravessavam a imensa multidão quando se aproximava do objeto de seus sonhos.

5. Que erro o povo cometeu nessa ocasião?

Dt 1:19-23   -    Então, partimos de Horebe e caminhamos por todo aquele grande e terrível deserto que vistes, pelo caminho da região montanhosa dos amorreus, como o SENHOR, nosso Deus, nos ordenara; e chegamos a Cades-Barnéia. Então, eu vos disse: tendes chegado à região montanhosa dos amorreus, que o SENHOR, nosso Deus, nos dá. Eis que o SENHOR, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes. Então, todos vós vos chegastes a mim e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e nos digam por que caminho devemos subir e a que cidades devemos ir. Isto me pareceu bem; de maneira que tomei, dentre vós, doze homens, de cada tribo um homem

6. Leia Números 13 e responda às perguntas a seguir:


Embora o Senhor houvesse concordado em deixar que eles enviassem espias, por que esse foi um meio-termo? Quais foram os frutos desse meio-termo?

O que a reação da maioria revela sobre o povo, mesmo depois das poderosas manifestações do poder divino?


Autora: Abigail Blake Parchment
Grand Cayman, Ilhas Cayman

Nenhum comentário:

Postar um comentário