Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quando você quer dar mais





Aprender sobre a dedicação do tabernáculo nos ajuda a compreender o quanto Deus deseja nossa lealdade e dedicação. 


Também nos ajuda a compreender o que é requerido de nós para ter um relacionamento com Ele, e a captar o significado e a importância de nos entregarmos a Ele. Antigamente, quando o coração dos israelitas estava cheio de gratidão a Deus, suas ofertas até excediam a quantia requerida. O que eles queriam era continuar ofertando (Êx 36:3-7)! A cruz de Jesus Cristo mostra o quanto Deus deseja nos dar. Como podemos aplicar esses conceitos de doação a nossa vida?



(Êx 36:3-7)  -  Estes receberam de Moisés todas as ofertas que os filhos de Israel haviam trazido para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, cada manhã o povo trazia a Moisés ofertas voluntárias. Então, deixando cada um a obra que fazia, vieram todos os homens sábios que se ocupavam em toda a obra do santuário e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse. Então, ordenou Moisés—e a ordem foi proclamada no arraial, dizendo: Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais. Porque o material que tinham era suficiente para toda a obra que se devia fazer e ainda sobejava.


Tire tempo para compreender seu propósito. Isso nem sempre é uma tarefa fácil, mas ao pedirmos a Deus que nos guie, prepare e use, Ele nos revelará Seu propósito para nós (Jr 29:11-13). 




(Jr 29:11-13)   -    Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração



Passe alguns momentos cada dia reafirmando seu propósito e seus alvos, não só para aquele dia, mas também para a vida.


Tire tempo para considerar seu empenho. Sua dedicação a Deus é algo comum, que ocorreu uma única vez? Ou é uma proximidade contínua, dinâmica e crescente com Ele? 


Ao buscarmos a Deus de todo o coração (Jr 29:13), nossa dedicação a Ele se aprofundará, nossa confiança nEle se fortalecerá, e nosso desejo de partilhar Sua mensagem de esperança crescerá.


Tire tempo para conhecer a bondade de Deus. Se você realmente ama alguém, desejará dar cada vez mais. Ao tirar tempo para considerar e experimentar o que Deus nos oferece – vida abundante (Jo 10:10) e vida eterna (Jo 3:16) – seu coração distribuirá dádivas de gratidão a Ele.


(Jo 10:10)   -  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 


(Jo 3:16)   -   Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna




O essencial de tudo é que precisamos tirar tempo para Deus. Quando o fizermos, a alegria, a paz e a confiança que obtemos desse relacionamento íntimo com Ele serão nossas.




Mãos à Bíblia
“Eles são os israelitas que deverão ser inteiramente dedicados a Mim. Eu os separei para serem Meus em lugar dos primogênitos, do primeiro filho homem de cada mulher israelita” (Nm 8:16, NVI).
6. Números 8:19 diz que Deus chamou os levitas para “fazerem expiação por eles [os filhos de Israel]”. O que significa isso? 


Como devemos entender essa expiação, tendo em conta a cruz? 


Rm 5:11;  -  e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.


Hb 9:25-28  -  nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação


Ao fazerem seu serviço em favor dos israelitas, os livrariam da praga. Isto é, em seu ministério, eles ajudavam a proteger os filhos de Israel da ira divina que enfrentariam caso se chegassem “ao santuário” (Nm 8:19).  E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, entreguei-os para fazerem o serviço dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazerem expiação por eles, para que não haja praga entre o povo de Israel, chegando-se os filhos de Israel ao santuário. 


Autor: Brad Warden Hiroshima, Japão











Adoração: um modo de vida

Um amigo meu costumava adorar o principal cantor de uma banda de rock. Ele se vestia de maneira idêntica à do cantor, tinha o mesmo estilo de cabelo, e chegou até a acrescentar o sobrenome do cantor ao seu. Por que parece tão fácil ser devotado a um ser humano cheio de falhas, mas difícil devotar-nos Àquele que é o único Ser digno de tão completa devoção?


Deus deu instruções específicas quanto ao tabernáculo e seus serviços e como Ele desejava que fossem. Essas instruções detalhadas deviam impressionar os israelitas, e a nós, com a importância e especialidade da adoração.


O livro de Números conta a história de um grupo de pessoas numa jornada, não apenas para descobrir Deus, mas para descobrir também a si mesmas. O tabernáculo lhes deu um senso de família e de pertencer. Através do simbolismo de tudo o que havia no tabernáculo, eles podiam aprender sobre o tipo de família que Deus desejava e precisava que eles fossem.


Nossa adoração hoje não tem que ver apenas com o ato de nos reunirmos para cantar louvores. Precisa também ser pessoal. 


Precisamos reconhecer que todo aspecto de nossa vida pertence a Deus. Devemos viver nossa vida como uma constante resposta a Deus e a tudo o que Ele nos deu. Nossa vida será então de constante adoração.


Infelizmente, para muitos de nós, aprendemos a compartimentalizar nossa vida de forma a colocar a adoração num desses compartimentos, separado dos outros. Mas Colossenses 1:16 diz: “Pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele” (NVI). Deus não pretendia que parte da vida fosse secular e outra parte fosse religiosa. Ele criou tudo na vida para ser para Ele. 


Tendemos a nos esquecer de que Deus é a própria razão pela qual existimos, e que Ele está preocupado com todos os aspectos de nossa vida. Devemos nos lembrar de que tudo vem dEle. É aí que começa a verdadeira adoração.




Mãos à obra
  1. Compare uma planta sadia com uma que está morrendo ou já morreu. Imagine a vida num ambiente perfeito.
  2. Encontre um local agradável, fora, onde você possa memorizar ou recitar o Salmo 23.
  3. Dê uma volta e louve a Deus por tudo o que você vê e ouve que proclame a bondade dEle.
  4. Comemore o aniversário ou batismo de um amigo. Peça a ele ou ela que dê seu testemunho com respeito ao ano passado.
  5. Documente a mudança das estações, notando especialmente a regeneração do mundo vegetal e animal e a digital de Deus em todos os detalhes.



Autora: Naphirisa Christo Tokuyama, Japão




Nenhum comentário:

Postar um comentário