Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lembrança de sua salvação






A Páscoa devia lembrar aos israelitas a capacidade de Deus para salvá-los e de Sua promessa de dar-lhes uma nova terra. No Novo Testamento, Jesus deu a Seus discípulos outra lembrança da salvação (Mt 26:36-43). Pela descrição desses dois eventos, podemos compreender como enriquecer nossa experiência de comunhão para fortalecer nossa vida espiritual:


(Mt 26:36-43)  -  Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. 


Lembre-se de como você aceitou a salvação de Deus 


(Êx 12:17). Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo


Deus instruiu os israelitas a comemorar anualmente a Páscoa, porque Ele os havia tirado do Egito. Jesus nos tira do pecado. O serviço da Comunhão, portanto, é uma ocasião para relembrarmos que Ele é nosso Salvador, e de como Ele nos salva.


Prepare um sacrifício especial 


(Êx 12:3-6).  Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.


Os israelitas sacrificaram um cordeiro sem mácula. Que sacrifício especial podemos fazer? Uma oferta de gratidão? Um sacrifício de tempo e esforço para ajudar alguém necessitado ou ajudar com uma atividade da igreja? Use seu sacrifício para refletir em quão maior foi o sacrifício que Jesus fez.





Faça algo especial neste dia 


(Êx 12:726, 27).   Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem     -    Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.


Os israelitas deviam colocar sangue nos batentes das portas. Esse era um testemunho público de sua fé e um símbolo do sangue de Cristo como expiação pelo pecado. Você também pode colocar um “sinal” em sua porta. Esse “sinal” pode dar origem a uma oportunidade de testemunhar de sua fé. Também pense num amoroso caráter cristão como sinal da expiação pelo pecado feita por Cristo.


Tenha uma refeição especial 


(Êx 12:8-11).  naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura. Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis. Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. 


Participar de uma refeição como a Ceia do Senhor é uma ocasião perfeita para companheirismo e para compartilhar sua gratidão com outros membros da igreja. Ou participe de uma “refeição” “comendo” a Palavra de Deus, quer estudando sozinho, quer com amigos.


Repita as promessas de Deus. 


O Senhor havia prometido aos israelitas que Ele lhes daria a Terra Prometida (Êx 12:25). Ele promete que nos dará a terra prometida celestial.


(Êx 12:25)   -   E, uma vez dentro na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, observai este rito.


Mãos à Bíblia
7. Que características se pode observar na jornada dos israelitas, o povo da aliança, sob a orientação de Deus? Nm 10:11-36


Note a ordem. Três exércitos tribais seguiam a nuvem e a arca. Então, os levitas, com seus carros, levavam as várias partes do santuário portátil. Vinham, em seguida, mais três exércitos tribais. Depois, vinham os coatitas, carregando as mobílias do santuário. Seis exércitos vinham atrás, protegendo de ataques a retaguarda. Tudo era feito com muita ordem. O caminho mais rápido do Egito até Canaã era pela região costeira “pelo caminho da terra dos filisteus”. Mas Deus sabia que Israel não estava preparado para a guerra (Êx 13:17). Consequentemente, quando sinalizou a marcha, a coluna da nuvem levou a nação para o nordeste, pelo deserto de Parã (Nm 10:11, 12).




Danny e Rachel Handoko Eindhoven, Países Baixos






Nenhum comentário:

Postar um comentário