Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Estar contentes em todas as situações






Nesta semana, temos visto como a constante reclamação fez com que uma geração inteira de israelitas perdesse a vida no deserto, perdendo igualmente a terra prometida (Números 11 a 14).


A reclamação é resultado de se estar descontente com circunstâncias que geralmente estão além de nosso controle. Sempre parece muito difícil evitar fazer observações que expressem contrariedade, pois fazê-lo é parte de nossa natureza humana pecaminosa. O triste na reclamação é que ela raramente melhora a situação, mas muitas vezes a piora.


Exatamente como os filhos de Israel, as pessoas hoje têm grande tendência de fazer estardalhaço por muitas coisas. Como seres humanos, às vezes reclamamos quando não conseguimos o que queremos, quando as pessoas ao nosso redor parecem estar muito melhores do que nós, e por uma série de outras razões. Eis aqui alguns passos que podem nos ajudar a mudar o rumo de nossa natureza resmungona:


Aprenda a estar satisfeito com suas capacidades e posses 


(Fp 4:10-12)  -   Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 


Paulo nos lembra que devemos estar contentes, não importa qual seja nossa situação – quer estejamos num apuro, quer as coisas estejam indo bem.


Sempre mantenha uma atitude de gratidão 


(Sl 105:1)  -  Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos.


Dar graças é uma das melhores maneiras de contrabalançar o espírito de descontentamento. Conte suas bênçãos e dê graças a Deus por todas as coisas com as quais Ele tem abençoado você, mesmo aquelas que parecem insignificantes. Fazer isso deixará você com bem poucas coisas sobre as quais reclamar.


Não compare sua situação com a de outras pessoas. Elas têm suas próprias falhas. Em vez disso, identifique suas próprias faltas e acredite que Jesus vai ajudar você a removê-las de sua vida.


Mãos à Bíblia
7. Leia Números 14. Qual é a lição espiritual mais poderosa e importante que você pode tirar dessa história? Você sempre faz o mesmo?


Entre todas as coisas horríveis que eles disseram, talvez a pior tenha sido a de escolher um capitão e voltar para o Egito (v. 3, 4). Quando consideramos que o Egito simbolizava a escravidão do pecado, da morte, da alienação de Deus, ter o povo agido como agiu, depois de libertação tão incrível, foi indesculpável.


8. Como vemos revelada aqui a misericórdia e graça de Deus com esse povo que se rebelou abertamente contra Ele?


Michael-Henry Parchment Grand Cayman, Ilhas Cayman






Nenhum comentário:

Postar um comentário