Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tão próximo, mas tão distante do lar







Levados à desobediência por mulheres estrangeiras (Nm 25). 


O exército de Israel começou a cometer adultério com as filhas de Moabe. As mulheres midianitas influenciaram os homens hebreus a adorar Baal-Peor. Isso acendeu a ira de Deus contra Israel. Após ser instruído por Deus, Moisés disse aos juízes de Israel que matassem todos os homens que haviam se juntado à adoração de Baal-Peor e que pendurassem suas cabeças à luz do sol, para que Sua ira se desviasse. Vinte e quatro mil mortes ocorreram em resultado disso.


Enquanto os filhos de Israel estavam chorando à porta do tabernáculo, Zinri trouxe uma prostituta midianita para o acampamento à vista de Moisés e do resto da congregação. Fineias se levantou dentre a congregação e atravessou com uma lança tanto Zinri quanto a prostituta midianita. Pelo fato de Fineias ter sido zeloso para com seu Deus, recebeu a aliança da paz. A ira de Deus foi assim desviada dos filhos de Israel.


A combinação de idolatria e pecado sexual que abre o capítulo 25 de Números foi ideia de Balaão (veja Nm 31:16   - Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR; e  Ap 2:14 -  Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição), o mesmo Balaão que havia acabado de abençoar Israel e que parecia estar do lado deles. 


É fácil ver como os israelitas foram enganados, pois Balaão parecia dizer e fazer todas as coisas certas. ... Só depois que Balaão infligiu grande dano a eles foi que os israelitas perceberam que ele era ganancioso, usava feitiçaria e estava profundamente envolvido em práticas religiosas pagãs. 


Precisamos ser cuidadosos para pesar tanto as palavras quanto os atos daqueles que afirmam oferecer ajuda espiritual.”1


Os midianitas derrotados pelos filhos de Israel (Nm 31). 


Mil homens foram escolhidos de cada uma das 12 tribos de Israel para lutar contra os midianitas. Os filhos de Israel mataram todos os homens midianitas, bem como os cinco reis de Midiã. Tomaram cativas todas as mulheres e crianças, juntamente com todo o gado e rebanhos. Também destruíram todas as suas cidades. Moisés ficou irado com eles porque haviam poupado as mesmas mulheres que fizeram com que Israel adorasse Baal-Peor. Ele então ordenou que todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que não eram virgens fossem mortas.


Também instruiu os israelitas que se eles matassem uma pessoa ou tocassem num corpo, deviam ficar fora do acampamento por sete dias e se purificar ao terceiro e ao sétimo dias. Também tinham de purificar todas as suas vestes e tudo o que era feito de pele e de pelo de cabra, bem como qualquer coisa feita de couro e madeira. Só então estariam limpos e lhes era permitido entrar novamente no acampamento.


Hoje em dia essas medidas parecem severas e mesmo bárbaras. Contudo, “quando descobrimos pecado em nossa vida, precisamos lidar com ele de maneira completa. Quando os israelitas mais tarde entraram na terra prometida, foi sua atitude indiferente para com o pecado que os acabou arruinando. Moisés lidou com o pecado de maneira imediata e completa. Quando Deus apontar o pecado, seja rápido para removê-lo de sua vida”.2


Não deixe que a história se repita 


(1Co 10:1-14)  -  Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.  


Os filhos de Israel deviam tomar posse da terra que Deus havia prometido a Abraão séculos antes. Foram guiados pelo poderoso braço de Deus e, portanto, tiveram sucesso garantido porque Deus nunca pode ser derrotado. A parte deles era deixar Deus ajudá-los a ser um povo santo. Contudo, seu comportamento e desejos traziam derrota para eles próprios. A idolatria e o adultério os afundaram.


Estamos nas fronteiras da Terra Prometida celestial. Portanto, aprendamos com os erros que os filhos de Israel cometeram, para não cairmos nas mesmas armadilhas.


1. Life Application Study Bible, New International Version (Wheaton, Ill. & Grand Rapids, Mich.: Tyndale House & Zondervan Publishing), p. 259.
2. Ibid., p. 267.



Mãos à Bíblia
2. De acordo com 


 Núm 31:16 -  Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR


e  Ap 2:14 -  Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição)


como aconteceu essa tragédia a Israel?


Impossibilitados de ter sucesso na primeira tentativa, seus inimigos fizeram outra tentativa, e funcionou melhor. O princípio deve ser claro: Quando agimos com fé e obediência, fecham-se muitas portas para o pecado, engano e ruína. Mas quando deixamos de fazer o que devemos, tudo pode acontecer. Então, veja como é importante permanecer no caminho da obediência.


Solwazi Khumalo Pretória, África do Sul




Nenhum comentário:

Postar um comentário