Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Encontre sua casa pelo olfato







O olfato nos seres humanos é o mais forte de todos os sentidos em despertar recordações. Para mim, o nítido odor de cedro me faz ter saudades de minha casa no Texas. Moisés havia vagueado por 40 anos no deserto com sua nação resmungando atrás dele. Após uma tentativa de atravessar para a terra que Deus tinha prometido, após mentiras terem sido contadas e consequências enfrentadas, Moisés uma vez mais se encontra na fronteira dessa terra. Ele pode sentir seu odor. Então Moisés pede a Deus um favor, e Deus responde.


Moisés não pede para entrar, para simplesmente colocar o pé na fronteira, ou para sobrevoar o território de helicóptero. Não pede uma visão do que acontecerá ou um comprovante de depósito provando o futuro sucesso de seu amado povo. Simplesmente pede que alguém continue o que ele tem feito por 40 anos.


Sei que se eu estivesse em pé nas colinas próximas a minha casa e me fosse dito “Não”, eu tentaria persuadir, implorar e tentar como um ninja chegar lá. Mas Moisés não está pensando em si mesmo. Está pensando no povo que ama, no povo que ele guiou e defendeu nas últimas décadas. O lar está a poucos passos, mas ele só pede que Deus garanta que alguém continue cuidando dessa nação infante quando ele não tiver mais o emprego.


Às vezes, tudo o que eu quero é estar em casa, dormir sob as grandes e brilhantes estrelas do Texas, e aspirar profundamente o perfume dos cedros. E Moisés? Tudo o que ele desejava era que Israel conseguisse seguir a Deus. Moisés desejava que os bebês nascidos no deserto crescessem na terra que era destinada para eles. Moisés havia sido livre no Egito. Contudo, havia estado numa longa e cansativa viagem pelo deserto durante anos, preso por causa das falhas de seu povo. No entanto, tudo o que ele desejava é que eles conseguissem chegar ao lar. E Deus? Bem, Deus fez exatamente isso. Conduziu-os ao lar.


Mãos à obra
  1. Compare o relatório que Moisés solicitou em Números 13:17-20  -  Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. 

  2. com o que ele recebeu dos espias nos 

  3. versos 26-29.  - caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. 

  4. Para que motivos os espias apelaram quando defenderam o procedimento que preferiram?
  5. Escreva uma lista das perguntas e reclamações contidas em Números 13:28-14:4  -  O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.

  6. e Num. 20:3-6. - E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR! Por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber? Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do SENHOR lhes apareceu. 

  7. Que tema(s) você vê repetidos?
  8. Discuta com amigos o que é mais poderoso na vida de vocês – a fé ou o medo – e sob que circunstâncias cada um é mais poderoso.
  9. Explore no seu diário o papel que o medo desempenha em sua vida. Pense sobre as informações que você recebe que alimentam seu medo e sobre as ocasiões em que você exerceu fé. Pondere qual foi a diferença entre essas experiências negativas e positivas. O que você pode fazer para fortalecer sua fé?


Jenniffer Ogden Austin, EUA







Nenhum comentário:

Postar um comentário